WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

27/08/2019 - Multinacional chinesa anuncia Centro de Distribuição latino-americano em Uberaba

Será em Uberaba o Centro de Distribuição latino-americano das placas solares da multinacional chinesa HT-SAAE, que visa a comercialização para toda a América Latina e também o México. O anúncio foi celebrado pelo prefeito Paulo Piau e pelo diretor da HT Brasil, Rodrigo Botelho, em reunião com a presença do diretor chinês Jeff Lu e equipe, além de sócios brasileiros e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), José Renato Gomes.

A área para o investimento, já aprovada por Piau, foi definida pela Sedec após análise de toda a documentação da empresa para pleitear incentivos econômicos do município. São 27 mil metros quadrados em localização próxima ao Porto Seco, local estratégico para operações de importação dos produtos. Com a definição da área, os próximos passos incluem assinatura do protocolo de intenções, aprovação do Condesu – Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico, e aprovação legislativa.

O prefeito Paulo Piau destaca que Uberaba está mostrando resultados em um trabalho efetivo para gerar negócios e novos postos de empregos. “A China é onde evidentemente há muito capital em jogo. A HT é uma empresa presente em várias partes do mundo, fornece inclusive ao exigente mercado do Japão, portanto é muito importante em nível de mercado mundial. A empresa trabalha em uma área que a Prefeitura de Uberaba está avançando significativamente, que é a energia solar, no qual temos tanto a PPP, quanto outros projetos de empresas privadas no município. Aqui há também a possibilidade da empresa atuar dentro de uma ZPE. Portanto temos que sonhar alto e continuar dando toda a cobertura possível. O que depender da Prefeitura, já está feito, pois aqui a gente facilita a vida do empreendedor”, analisa o prefeito.

Celeridade – Para o secretário José Renato Gomes, é preciso evidenciar a importância que o atual governo deu em seis anos e meio ao processo de desburocratização dos processos, que é um fator chave na agilidade aos investimentos e no bom atendimento. Outro ponto significativo, segundo ele, é a Municipalização dos Distritos Industriais, que dá autonomia para que o município faça a destinação das áreas a investimentos estratégicos.

“Tudo isso tem encantado os empresários junto a um grande diferencial, que é a Lei de Incentivo. Uberaba hoje colhe frutos e conquistas, pois nosso trabalho de captação de empresas não é somente no Brasil, mas no mundo. Os próprios empresários ficam sabendo de Uberaba por outras empresas, criando uma cadeia de informações propagadas positivamente. Uberaba é ágil nos processos com um sistema fast track, tem incentivos e áreas industriais e uma legislação forte para o desenvolvimento econômico”.

Operação – O diretor da HT Brasil, Rodrigo Botelho, que é presidente da Albury S.A., explica que a consolidação do Centro de Distribuição em Uberaba considerou o posicionamento estratégico do município, além da agilidade dos processos. “Inicialmente vamos fazer a importação e distribuição para o Brasil e para a América Latina, com toda infraestrutura e suporte de engenharia, para dar suporte técnico aos clientes durante a venda. Também já estamos avançando bastante sobre o interesse em constituir também uma fábrica”.

Botelho revela que, para início imediato das operações, a HT Brasil já alugou um galpão na cidade. “O objetivo é iniciar a obra do Centro de Distribuição ainda este ano. Mas enquanto isso, inclusive para consolidar a decisão de estabelecer esta operação em Uberaba, já alugamos o galpão que está sendo reformado dentro do padrão da HT. Acreditamos que até o final da semana que vem já estão chegando as primeiras carretas com equipamentos para começar oficialmente o trabalho na cidade”.

Os produtos da HT incluem tanto placas solares para grandes projetos, como usinas de energia fotovoltaica com a tecnologia “turn-key”, como para projetos de pequeno e médio porte, para residências e comércios. O objetivo é também trazer, aos poucos, novas tecnologias para o Brasil, como vidros, espelhos e telhas solares.

Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar