WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

26/07/2019 - Uberaba retoma saldo positivo de empregos

As estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) referentes ao mês de junho retomam saldo positivo para Uberaba. A cidade gerou 2.828 registros de emprego e 2.718 desligamentos, o que demonstra saldo positivo de 110 postos de trabalho. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (25) pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.


O maior volume de empregos foi na área de indústria e transformação, com saldo positivo de 69 vagas, margem que representa significativo salto em um mês: em maio o setor ficou com saldo negativo de 327 postos. Foram 495 admissões em junho. Já em segundo está a área de serviços, com saldo de 57 postos de trabalho a mais.


O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), José Renato Gomes, destacou a indústria como destaque permanente na movimentação econômica, geração de renda e oportunidade de empregos de Uberaba. “Os dados de 2018 da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) revelaram que Uberaba, em proporção ao número de vínculos empregatícios, tem mais empregos na indústria do que o próprio estado de Minas Gerais. Empregamos 21,4% do total de empregados no setor no ano passado, enquanto em Minas a indústria ficou em quarto lugar com 15,83% dos empregos”, ponderou o secretário.


Por outro lado, conforme observado por José Renato, a construção civil figurou com saldo negativo de seis postos de trabalho. Foram 342 admissões em junho e 348 demissões. “Se este número não foi positivo, ele poderia ser ainda mais preocupante se o Poder Executivo não tivesse uma atuação forte, incisiva e com resultados efetivos na consolidação de novos investimentos para Uberaba. Somente a construção da fábrica do Grupo Petrópolis, por exemplo, deve alcançar 1.400 pessoas contratadas, isso sem contar diversos outros empreendimentos de todos os tipos e tamanhos. O que todos devem compreender é que o município tem o poder – e dever – de atuar na geração de novos empregos, o que está sendo feito com a viabilização de diversos investimentos. Infelizmente não temos nenhum controle sobre demissões, mas estamos cumprindo o papel que nos cabe com resultados rotineiramente divulgados”, finaliza o secretário.


Jorn. Luiza Carvalho 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar