WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

12/06/2019 - Sedec vai a campo conhecer demandas de empresas para incentivo de doação de áreas

Equipe da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação visitou in loco, na última semana, uma fábrica de móveis especializada em expositores planejados para supermercados, que atende clientes espalhados pelo Brasil. A empresa uberabense, que está pleiteando área no Distrito Industrial II para expansão, recebeu orientações técnicas sobre o processo de incentivo da Prefeitura de Uberaba e deve agora iniciar a elaboração de um plano de negócios para análise do incentivo.

A visita aos empreendedores, segundo o secretário José Renato Gomes, é exemplo de uma iniciativa que tem gerado resultados positivos no incentivo ao crescimento de diversas empresas. O trabalho intenso está incentivando empresas de todos os portes a ampliarem produções, realizarem mais vendas, oferecer mais vagas de emprego e, consequentemente, girar a economia e fortalecer o desenvolvimento de Uberaba.

“Estamos colhendo frutos de um trabalho iniciado no primeiro ano de gestão do prefeito Paulo Piau, em que conseguimos de forma pioneira no Estado a autonomia para o gerenciamento de áreas dos distritos industriais em função da municipalização. O atendimento da Sedec é um caminho duplo onde não só as empresas nos procuram, mas também vamos até as empresas e estabelecemos oportunidades”, pontua José Renato Gomes.

Seja uma pequena empresa ou uma multinacional, o secretário destaca que o atendimento é igual a todos e não há diferenças no relacionamento. “O que priorizamos é o crescimento de nosso município, por isso abrimos as portas a todos e entendemos a necessidade de cada um para encontrar uma área adequada à demanda, dentro da disponibilidade. A Prefeitura de Uberaba sabe que sem gerar empregos e renda, nenhuma cidade cresce. Por isso priorizamos tanto este trabalho, que tem consolidado tanto o crescimento de empresas locais quanto a chegada de novos empreendimentos”, avalia.

Plano de Negócios - A empresa de móveis visitada, que hoje funciona em uma área de 3.600 m², está agora pleiteando uma área de 11 mil m² com o objetivo de dobrar sua produção. “Temos todas as condições para crescer e esse apoio da Prefeitura é muito importante. Só temos a agradecer, pois sabemos que estamos sendo atendidos com seriedade e empenho. Hoje essa mudança representa um crescimento de 100% da produção e com condições de crescer ainda mais. Sem uma área dessas não seria possível”, explica Robson Gomes Sanchez, diretor proprietário da empresa.

“A empresa fornece seu trabalho para diversas cidades do país, empregando em Uberaba. Ela tem todos os requisitos para pleitear uma área junto ao município para sua expansão. O nível do incentivo dependerá, agora, dos documentos que eles irão apresentar no plano de negócios para análise conforme a legislação vigente”, explica José Renato Gomes.

A partir da identificação da área que atende a demanda, a empresa agora segue para o próximo passo, que é a elaboração de um plano de negócios. De acordo com o secretário da Sedec, com a documentação os empreendedores dever responder alguns questionamentos para que, por meio da Lei de Incentivo, se obtenha a pontuação que determina os incentivos que a empresa será apta a receber. Após esta validação o próximo passo é a assinatura do Protocolo de Intenções, que assegura, por exemplo, a contratação de mão de obra via Sine Municipal e prioridade aos prestadores de serviços do município. Finalmente, a proposta de lei é encaminhada à Câmara Municipal de Uberaba para autorizar a concessão da área à empresa.

Jorn. Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar