WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

26/03/2019 - Casa do Turista de Peirópolis ganhará melhorias com investimentos privados

A empresa Tradição Doces Caseiros, vencedora do processo de licitação para uso comercial da Casa do Turista, em Peirópolis, vai investir cerca de R$90 mil em melhorias do espaço para sua reinauguração com oferecimento de diversos serviços de qualidade aos visitantes. O contrato de concessão foi assinado pelo prefeito Paulo Piau em fevereiro e as reformas já começaram.

Segundo Erika Cunha, diretora de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), as melhorias vão ao encontro de um trabalho macro no contexto do Geopark Uberaba – Terra de Gigantes, projeto em que o geossítio Peirópolis constitui pilar ressaltando a riqueza histórica natural do local e sua importância no panorama nacional e internacional da Paleontologia. 


“A Casa do Turista está recebendo reformas no telhado, melhorias na cozinha, no piso, nos banheiros e na pintura, além de reforço na segurança e estruturação de todo o espaço com mobiliário específico exigido no edital para receber bem o turista.”, explica Erika Cunha. 


Todas as melhorias passarão pelo conhecimento e validação do Conselho de Patrimônio Histórico e Artístico de Uberaba (Conphau), já que o imóvel da Casa do Turista constitui patrimônio histórico. Todas as características se mantém preservadas, fortalecendo a identidade histórica e cultural do espaço.  


As melhorias em Peirópolis vão além da Casa do Turista, que oferecerá melhor estrutura aos visitantes. As principais ruas foram asfaltadas e receberam melhorias nas sinalizações de trânsito e turística. A cozinha das doceiras foi restaurada e passará por processo de legalização da ocupação por meio do chamamento público. As informações turísticas também avançam junto aos museus, com o monitoramento do número de visitantes para o planejamento de futuras ações.


O edital – O certame para uso comercial da Casa do Turista concede permissão de uso remunerado da Casa do Turista incluída as locações das lojas de doces, de artesanatos, de souvenirs, bem como lanchonete, cozinha e a praça de alimentação, itens que deverão obrigatoriamente ser explorados pela empresa para fornecer os serviços aos turistas. “Os produtos precisam ter a identidade de Peirópolis e a característica de geoprodutos, que estejam conectados naquilo que sempre destacamos como a essência do Geopark Uberaba, que são os dinossauros, o Zebu e Chico Xavier. Com a reinauguração da Casa do Turista, Peirópolis estará totalmente apta a receber bem o turista”, pontua Erika Cunha. 

Na ocasião da celebração do contrato, o secretário da Sedec José Renato Gomes destacou que um dos mais importantes atrativos da Casa do Turista será o funcionamento no período matutino, oferecendo opções de alimentação aos visitantes, ciclistas e grupos de esporte que passam pelo local na parte da manhã. Outro destaque é a loja de souvenirs, cujos produtos locais vão destacar a cultura, gastronomia, os dinossauros e outros ícones uberabenses. A Casa do Turista de Peirópolis fica na Rua Estanislau Collenghi, 195 e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 hortas e aos sábados, domingos e feriados, das 8 às 18 horas.

Jorn.Luiza Carvalho

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar