WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

28/11/2018 - Uberabense é destaque no mercado de Venture Builder

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação apoia os novos mecanismos de inovação de Uberaba

O uberabense Afrânio de Almeida Júnior, formado em Engenharia de Produção pela FEI, em São Bernardo do Campo e pós-graduado em Gestão de Negócios e Operações pelo IBMEC, está levando o nome de Uberaba a destaque no mercado de Venture Builder, organizações que constroem startups usando recursos próprios, “rompendo” os modelos correntes de investimento de capital de risco “Angel/VC”, aceleradoras e incubadoras.

Com experiências nas áreas de logística, construção industrial e logística em São Paulo e Brasília, há três anos Afrânio de Almeida Júnior trabalha com inovação e desde 2013, faz parte da FCJ Participações S.A. Em 2016, tornou Diretor Operacional da FCJ. “No nosso modelo de Venture Builder é que eu ‘viro’ co-fundador da startup e faço a gestão dela. Fabricamos startups em dois níveis de uma seleção criteriosa. O primeiro estágio é a ideia, equipe e modelo de negócio e a segunda fase é Valuation, escalabilidade de negócio e TI. Após a validação do comitê com postada por especialistas a startup entra para o portfólio da empresa.” explica o diretor operacional, Afrânio.

As Venture Builders são também conhecidas como “Fábricas de Startups”, em um modelo que compartilha recursos, como infraestrutura, marketing, jurídico e contábil, com o objetivo de racionalizar e otimizar o processo de inovação das startups reduzindo os custos e por consequência, os riscos. “Consigo viabilizar qualquer projeto que tenha fundamento desde programa de aceleração a investimento. Invisto em capital de serviço. Captamos investidores para as startups como empresários e investidor-anjo não-profissional e do outro lado eu busco projetos que estão no mercado ou posso criar um programa sobre uma demanda de um grande player” diz Afrânio.

Parque Tecnológico de Uberaba – O diretor operacional da FCJ avalia que o Parque Tecnológico de Uberaba tem grande importância neste contexto para a comunidade em geral. “O papel do Parque é fundamental para o ecossistema. Quando a gente fala de PP (Público-Privado), no caso do Parque Tecnológico de Uberaba que é um dos maiores incentivadores da região, ele realmente faz a conexão e proporciona uma Venture Builder, um player, uma startup, um investidor a gerar negócios para todos” conclui Afrânio Júnior.

Segundo a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, as instituições de ensino tem se mobilizado para gerar inovação a partir das Startups. “Grandes empresas tem procurado os programas de geração de startups nas nossas faculdades e universidades, pois entendem que as soluções propostas por elas podem agilizar e otimizar seus processos. Um dos papeis do Parque é conectar essas instituições e suas startups à grandes empresas. A FCJ vem como parceira do Parque Tecnológico que a apoia nesta curadoria e seleção de empreendimentos inovadores e com potencial de mercado, muitas vezes internacional".

Para obter mais informações, interessados podem entrar em contato com a equipe do Parque Tecnológico de Uberaba no telefone (34) 3318-0506 ou por e-mail: contato@parquetecnologicouberaba.com.br.

Incubadoras e Hubs de Conexão - O diretor operacional esclarece que atua como co-fundador das startups passando por todas as etapas junto com as startups até que a startup possa atingir um potencial de mercado muito grande e para isso, a empresa é parceira das incubadoras e dos hubs de conexão da cidade, tais como o Celeiro na FAZU, a Impulso no IFTM e a Unitecne na Uniube. Para que a empresa avalie um projeto, ele precisa ter passado por uma incubadora ou outro mecanismo de inovação. “A incubadora ou o Hub, preparam para mim a ideia para ela sair do papel. Então possuem um papel importante de preparação para os empreendedores.” explica Afrânio.

FCJ Triângulo - A FCJ Triângulo S.A é um licenciamento autônomo da FCJ Participações S.A com o objetivo de utilizar a marca, reproduzir os processos e metodologia criando um grupo empresarial focado no Triângulo Mineiro e presença nacional com escritório físico em Uberaba. “Nossa missão no Triângulo Mineiro com uma das bases em Uberaba fomentar a inovação através de empreendedores mais qualificados e preparados. Eu venho trago investimentos junto com o nosso modelo de negócio para projetos inovadores e escaláveis. Hoje existe dinheiro para novos projetos mas precisam estar em assessorados e preparados para o mercado”.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar