WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

20/11/2018 - PMU convida para a inauguração do Sítio Histórico e Cultural Memorial Chico Xavier

Solenidade, que entrega mais um sítio ao projeto Geopark Uberaba, contará com anúncio de investimento ao espaço

 

O “Geopark Uberaba - Terra de Gigantes” se enriquecerá com a inauguração do Sítio Histórico e Cultural Memorial Chico Xavier e do seu auditório. Conquista histórica para o setor cultural e turístico na região, a solenidade acontecerá no dia 22 de novembro, a partir das 8h, e a programação contará com anúncio de investimento. O endereço é Av. João XXIII, 2.011 – bairro Parque das Américas.

A secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Anne Roy Nóbrega, destaca que para a população de Uberaba este é mais que um espaço de visitação. O Memorial, dentro do Geopark, é um sítio que representará a segmentação turística Religiosidade, que marca todas as manifestações culturais e históricas que compõem a identidade do município. “É um local de orgulho, de lazer e pertencimento, que retrata uma personalidade local que teve extrema influência e impacto na cidade, fazendo parte de uma memória viva do cotidiano. Para os visitantes é um espaço de acolhimento daqueles que se interessam pela história e memória de vida do médium e da doutrina espírita, descobrindo uma das rotas de fé e devoção que permeiam nossa identidade”.

O secretário José Renato Gomes avalia que a inauguração do Sítio, dentro do macroprojeto Geopark Uberaba, marca um novo ciclo de cooperação enriquecendo a cultura e fomentando o turismo religioso local. “As diversas formas de expressão religiosa podem saber que encontram, neste espaço, portas sempre abertas. A valorização do turismo é um esforço prioritário na gestão do prefeito Paulo Piau, e os investimentos públicos que serão anunciados confirmam o valor do turismo religioso, reconhecendo sua importância e representando um marco nas políticas públicas no setor”.

O local - O Memorial Chico Xavier, sob gestão municipal por meio da Fundação Cultural de Uberaba, foi idealizado para desenvolver atividades relacionadas à memória e história do médium Chico Xavier, do Patrimônio Cultural do Espiritismo e da cidade de Uberaba com ações que assegurem a preservação, comunicação e pesquisa de informações e acervos relativos à sua área de atuação.

De acordo com o museólogo Carlos Vitor Silveira, o espaço procura por meio de suas atividades a integração com a sociedade e incentivo ao turismo cultural e religioso no município, visando o cumprimento de sua função social, no intuito de promover o respeito à diversidade religiosa e cultural presente no Brasil. Propõe uma reflexão crítica da Religiosidade, em sua amplitude, como fator expressivo na formação cultural brasileira.

Marco para o país, a instituição homenageia um dos seus cidadãos mais ilustres, eleito o mineiro do século e o maior brasileiro de todos os tempos. Chico Xavier deixou um legado que transcende as crenças religiosas, que é o da solidariedade e o amor ao próximo. Dedicou toda sua vida a ajudar pessoas, seja assistencialmente ou espiritualmente com o apoio das palavras.

Solenidade – A Prefeitura de Uberaba terá uma manhã especial de programação no dia 22 para a inauguração do Sítio Histórico e Cultural Memorial Chico Xavier. O café de boas vindas será a partir das 8 horas, e às 8h30 os presentes conhecerão o projeto “Geopark Uberaba – Terra de Gigantes”.

Às 8h45 o evento coloca em pauta o tema “Memorial Chico Xavier – Histórias e Cultura de Uberaba”. Em seguida, às 9h15, Eurípedes Higino, filho de Chico, é o convidado para falar sobre histórias e lembranças de Chico Xavier. A solenidade será encerrada com anúncios de investimentos pelo prefeito Paulo Piau, e o descerramento das placas do Anfiteatro e do Sítio Histórico e Cultural.

 Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar