WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

18/11/2018 - Aumenta a procura por áreas no Parque Tecnológico de Uberaba

Desde que a legislação municipal foi alterada para permitir a doação de áreas no Parque Tecnológico de Uberaba e Distritos Industriais, o que antes era feito apenas por meio de concessão e cessão, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação vem registrando aumento significativo pela procura por áreas na Univerdecidade, dentro do Parque Tecnológico de Uberaba que possui em seu núcleo central 160 Hectares.

Os empresários interessados em instalar seu empreendimento no Parque Tecnológico contam com inúmeros benefícios relacionados ao Programa Uberaba Inovadora, ao qual serão inseridos. Com endereço nobre e localização estratégica, no perímetro urbano e próximo ao centro da cidade, áreas residenciais e comerciais, as áreas são próximas a importantes empreendimentos âncoras, como Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), Faculdades Associadas de Uberaba (FAZU), Laboratórios e Centros de Pesquisa, Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (EPAMIG) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA).

Segundo Raquel Resende, gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, a doação das áreas traz segurança jurídica ao empresário. “Os processos são feitos com muito critério, sob o crivo do Conselho Gestor do Parque, além do Conselho Municipal de Desenvolvimento econômico e Social (Comdesu) e de toda a legislação atual. Queremos mais empresas de base tecnológica, inovadoras ou intensivas em conhecimento, convivendo e interagindo com as instituições de ensino e pesquisa presentes no Parque".

Vantagens - A gestora explica que empresários que se instalarem no Parque Tecnológico contarão com orientação sobre editais de fomento e alternativas para a captação de recursos, inserção das instituições associadas ao Parque Tecnológico de Uberaba na rede de negócios e inovação, promoção da interação entre os atores do ecossistema de inovação local/regional, acesso à rede de laboratórios e unidades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Além disso, contam com promoção da marca do Parque Tecnológico de Uberaba e das empresas associadas, apoio e orientação à internacionalização das empresas, orientação à exportação, presença no exterior, alianças estratégicas com entidades estrangeiras e participação em projetos cooperativos de P&D em âmbito internacional.

“Uma das vantagens de se instalar no Parque Tecnológico de Uberaba, é a chancela institucional do Parque Tecnológico de Uberaba para as instituições, quando da captação de recursos de agentes de fomento e mecanismos investidores”, pontua Raquel Resende.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes, avalia que a grande procura por áreas no Parque Tecnológico é resultado da qualidade do trabalho desenvolvido e da atuação positiva do município no ecossistema de Inovação. “Nosso trabalho é pautado nos principais eixos de desenvolvimento da gestão do prefeito Paulo Piau, que em sua atuação tem valorizado e fortalecido a Inovação Tecnológica. Estamos atraindo grandes empresas e instituições para um desenvolvimento mais acelerado e significativo em Uberaba. A Inovação é um segmento muito importante e a partir dele são muitas as possibilidades de investimentos para a economia do município”.

O secretário reforça que Uberaba é a 6º cidade no Brasil na geração de Startups. “Temos startups que já viraram cases de sucesso, como a Trackage e a Grão Direto, dentre outras. Temos que avançar, com muito critério, pois o Parque Tecnológico é uma joia rara e temos que ocupá-lo com muita sabedoria e responsabilidade”.

 

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar