WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

06/11/2018 - Sedec avalia a importância das empresas familiares no contexto municipal

“Desafios da Empresa Familiar” será tema de evento gratuito na Uniube

A Universidade de Uberaba – Uniube, por meio do curso de Direito, oferecerá no dia 7 de novembro um debate sobre os desafios da Empresa Familiar. Reunindo profissionais gabaritados, o intuito é apresentar e discutir as principais questões enfrentadas pelas empresas familiares e alguns dos mecanismos eficientes para superá-los, sob o ponto de vista negocial e jurídico. O evento acontecerá das 19h30 às 22h no Campus Aeroporto e as inscrições são gratuitas pelo site uniube.br > cursos presenciais > extensão. São 150 vagas.

Dentro do tema em debate, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), José Renato Gomes, traça um panorama sobre as empresas familiares dentro do contexto da economia de Uberaba. “Somos uma cidade de quase 200 anos e temos, portanto, importantes empresas estabelecidas na base familiar. Várias delas conseguiram avançar para a segunda geração e algumas para as terceiras gerações. Elas configuram um segmento importante do comércio local dentro de nosso contexto econômico. Mas é preocupante o índice de sobrevivência dessas empresas com o passar dos anos”.

De acordo com Raphael Andrade Silva, coordenador da Pós-graduação em Direito Empresarial da Uniube e um dos organizadores do evento, pesquisas apontam que somente um terço das empresas familiares sobrevivem para a segunda geração e, destas, apenas 15% prolonga-se para a terceira geração. Isso significa que, de cada cem empresas familiares, somente cinco sobrevivem para os netos.

“Hoje, se analisarmos, as empresas familiares constituem a maioria das instituições empresariais do nosso país e também ao redor do mundo. Consequentemente tem surgido uma crescente preocupação no ceio dessas organizações para a superação de desafios, como por exemplo, o equilíbrio entre as relações família/negócio e os aspectos de sucessão empresarial. Esse evento vem em sintonia com uma tendência que observamos nos principais centros de debate do mundo”, explica Raphael.

Segundo o secretário, as empresas familiares devem ter a preocupação de profissionalizar. “Muitas empresas não mantém sucesso nas próximas gerações por falta de vocação dos herdeiros para o negócio. Neste caso, é importante que os empresários se atentem para a profissionalização da empresa. Um caminho positivo é envolver a família no conselho administrativo para que, no futuro, os herdeiros tenham conhecimento necessário para dar continuidade. O profissionalismo é chave essencial. O mercado hoje é exigente e se modifica constantemente, por isso um dos desafios é acompanhar a evolução de mercado com profissionalização para garantir a sobrevivência”.

José Renato Gomes avalia que o evento da Uniube vai ao encontro dessa necessidade de busca de conhecimento. “Esta é uma oportunidade imperdível para que empresas familiares discutam sobre os desafios diante de grandes profissionais. Será um excelente momento para esclarecer dúvidas, compreender conceitos na teoria na prática, e a partir dessa vivência se preparar para um futuro de sucesso”.

O evento - Para debater sobre o tema “Desafios da Empresa Familiar”, a iniciativa contará com a moderação do coordenador da Pós-graduação em Direito Empresarial da Uniube, Raphael Andrade Silva, que é mestre em Direito Comercial pela USP. A mesa também terá presença de Teruo Murakoshi, diretor de Governança Corporativa do Grupo Algar e membro da Comissão de Secretaria de Governança do IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa; Pedro Podboi Adachi, especialista em Direito de Empresas pela USP e especialista em “Leading the Family Business pelo IMD/Lausanne (Suíça), com extensa experiência na assessoria de empresas familiares; e Alessandro Hirata, doutor em Direito pela Universidade de Munique (Alemanha).

Jorn. Luiza Carvalho

SECOM/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar