WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

02/11/2018 - Startup de Uberaba é a única empresa brasileira selecionada em programa do Vale do Silício

A startup Grão Direto, de Uberaba, criadora de uma plataforma que digitaliza o processo de originação de grãos, foi selecionada pelo Blackbox para um programa no Vale do Silício, em São Francisco - EUA. Foi a única empresa brasileira selecionada para esta edição do programa, e ainda a única do segmento do agronegócio.

O Blackbox Connect é um programa de imersão no Vale do Silício, altamente competitivo e que, nesta edição, selecionou 12 empreendedores de todo o mundo, tendo representantes da África do Sul, Austrália, Brasil, Camarões, Canadá, Espanha, Emirados Árabes Unidos, Índia, Irlanda, Peru, Polônia e Reino Unido, representando uma ampla variedade de setores de alto crescimento.

O prefeito Paulo Piau também comemorou a notícia, destacando o que ela representa para Uberaba. “A nova economia exige infraestrutura e planejamento, mas Inovação hoje é fundamental. Nesse sentido Uberaba sai a frente com o Parque Tecnológico ativo há 30 anos, que hoje atinge sua maturidade e consolidação. A conjugação de esforços das universidades e institutos de pesquisa canalizando positivamente o incentivo à inovação, ciência e tecnologia. E o resultado é que Uberaba é a 6ª cidade brasileira em produção de Startups, envolvendo as capitais, o que é maravilhoso. Os cidadãos precisam observar isso com profundidade para ter orgulho da sua cidade”.

De acordo com o CEO da Grão Direto, Alexandre Borges, a seleção para o Blackbox Connect representa, antes de mais nada, um reconhecimento da força do agronegócio brasileiro. “O mundo todo já sabe da importância do Brasil no cenário agrícola mundial e agora este reconhecimento também está acontecendo para as empresas brasileiras de tecnologia que atuam no agronegócio. Em segundo lugar acredito que há o reconhecimento do trabalho que a própria Grão Direto vem desenvolvendo. Afinal, além de selecionados para o programa também fomos contemplados com uma bolsa integral patrocinada pelo Google for Startups. Este grande desafio de tornar a comercialização de commodities mais eficiente e moderna tem atraído bastante atenção e a Grão Direto tem buscado, junto com os produtores rurais, corretores e as empresas compradoras avançar nesta sentido”.

Sobre a participação no Blackbox Connect, Alexandre destaca que será uma grande oportunidade para interagir profundamente com outras empresas de alto crescimento de diferentes países e setores e que se encontram em um momento semelhante ao nosso. “Esta troca de conhecimento em nível mundial tem muito a agregar, pois muitos desafios são comuns e disso podem surgir insights, parcerias e muito aprendizado. Além disso, o programa prevê uma forte interação com todo o ecossistema das grandes empresas e profissionais do Vale do Silício, que é onde estão as principais empresas de tecnologia e inovação do mundo. O programa propõe esta verdadeira imersão, não apenas de conhecimento, mas também da cultura e valores que tornam o Vale do Silício um local tão especial”.

O CEO explica que no caso da Grão Direto, por terem investidores com perfil e mentalidade global como a Bayer, Canary e os fundadores da OPENVC, já havia acesso a contatos na região, porém o programa faz isto de forma mais intensa e acaba por ampliar a rede de relacionamento tanto no Vale quanto em outros países. “Por fim, vale destacar que o Blackbox também estimula bastante que os participantes ajudem a espalhar esta mentalidade empreendedora e inovadora do Vale do Silício em suas próprias comunidades e ecossistemas” salienta Alexandre Borges.

Incentivo – A gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende, avalia que o destaque da Grão Direto é um importante incentivo para que jovens empreendedores acreditem no potencial de ideias inovadoras. “Uberaba já é referência em Inovação no agronegócio em diversas áreas, com destaque para a genética zebuína. E agora, com as universidades e centros de pesquisa investindo no fomento da cultura empreendedora, vemos o grande incentivo para que seus alunos e professores pesquisadores transformem ideias em negócios, como fez a Grão Direto”.

Raquel acredita que, com o crescente incentivo, surjam a cada dia mais nas instituições. “A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação tem feito esforços para facilitar o surgimento e a permanência dessas empresas na nossa cidade, para que elas inspirem outros jovens empreendedores a buscarem soluções e consolidarem seus projetos”.

Evolução ao mercado - O secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, José Renato Gomes avalia que as empresas estão cada vez mais andando de mãos dadas com as inovações tecnológicas e soluções inteligentes. “Não só o segmento do Agronegócio, mas todas as vertentes de negócios precisam de ideias inovadoras para que a empresa de desenvolva na mesma velocidade das novidades tecnológicas. Isso significa mais investimento, por exemplo, em Startups, pois elas são responsáveis por colocar em prática ideias inovadoras. Esse é o caso da Grão Direto, que vem com soluções inteligentes para a logística de distribuição de grãos”.

José Renato lembra que Uberaba ocupa a 49ª posição no ranking das 100 melhores cidades com mais de 100 mil habitantes para se investir em negócios, segundo o estudo da consultoria Urban System, exclusivo para a Revista Exame publicado na última semana. No contexto do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, a cidade lidera. “Isso reforça todo nosso potencial para que novas ideias inovadoras se fortaleçam no município. Também vai ao encontro do potencial em logística e a localização estratégica de Uberaba no território nacional. Temos a VLi, a ZPE em concretização, e ainda o grande projeto da Intervales, que tem atraído atenção nacional e internacional. Por isso temos certeza de que Uberaba é a cidade certa para novos investimentos, e terreno fértil para que as Startups alcancem grande reconhecimento”, enfatiza o secretário.

Sobre - A Grão Direto foi fundada em 2016, em Uberaba (MG), com o objetivo de digitalizar a cadeia de commodities agrícolas, ajudando produtores rurais e compradores a comercializarem de modo mais eficiente, seguro, moderno e gerando muito mais integração para todo o mercado. A Grão Direto foi vencedora do programa de aceleração da Startup Farm, finalista do Inovativa Brasil e é uma das startups associadas à ESALQTEC. Além de apoiar a comercialização, a empresa disponibiliza informações exclusivas do mercado físico de grãos, relatórios personalizados, notícias e também ações de marketing. O time de fundadores da Grão Direto é composto por quatro sócios com excelência acadêmica (FGV, USP, UNICAMP e FAZU), vivência internacional e experiência em segmentos-chave para o negócio: agro, tecnologia, gestão e empreendedorismo.

Em maio foi anunciado que a divisão global de ventures da Monsanto, a Monsanto Growth Ventures (MGV), juntamente com o Canary e os criadores do fundo OpenVC, investiram mais de R$ 2,3 milhões no desenvolvimento e crescimento da Grão Direto. Esta é a primeira vez que uma startup brasileira recebeu investimentos diretos da MGV, que vem investindo em startups desde 2011.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar