WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

30/10/2018 - Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação promove encontro de empresários e universidades

Com apoio do Parque Tecnológico, empresários e pesquisadores desenvolvem pesquisas em conjunto
 
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação (Sedec), por meio do Parque Tecnológico de Uberaba aproxima empresas e universidades para a criação de novos projetos que ajudem no desenvolvimento econômico de Uberaba com benefícios para a sociedade.  Uma das iniciativas é com a empresa World-e, representada pelo CEO Gustavo Riccioppo, que por meio do Parque Tecnológico esteve com a coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológico da UFTM, Mônica Hitomi Okura, e com o agente comercial da Cemig, Hudson Elves Ferreira.


Voltada para a iluminação pública, a empresa pretende testar um sistema inteligente de controle em que a lâmpada não é ligada com 100% da capacidade, mas de acordo com a quantidade de iluminação necessária. O CEO da World-e ressalta que uma das vantagens é a de indicar se a lâmpada está queimada, facilitando o trabalho com manutenção mais assertiva. “O fato de você dimerizar (capacidade de controlar eletricamente o consumo ou a intensidade luminosa de uma lâmpada) proporciona economia de até 40% da energia e, no futuro, essa economia irá para o bolso do consumidor. Além disso, a World-e trabalha com um sistema sustentável de redução de energia, ou seja, não ligar uma lâmpada LED 100% quase que dobra sua vida útil”, explica Riccioppo.


Segundo o agente comercial da Cemig, Hudson Elves Ferreira, este é o início de um novo projeto, da apresentação de novas tecnologias. “A Cemig é uma empresa parceira nesses projetos, porque para nós a questão da economia de energia em determinados processos reflete na disponibilidade de mais energia. Quando você economiza em determinado projeto, tem mais disponibilidade para outros. Hoje o foco é usar de forma eficiente a energia elétrica. Se você tem a possibilidade na iluminação pública de manter a mesma qualidade com economia é um resultado perfeito”, ressalta.


Trabalho da SEDEC - Um dos papéis fundamentais do Parque Tecnológico de Uberaba, segundo o CEO da World-e, é fazer interação entre empresas facilitando a comunicação e a concretização de negócios, gerando renda para a cidade e benefícios para a população. “O Parque Tecnológico de Uberaba está sendo fundamental por estar ‘linkando’ a nossa demanda da inovação tecnológica com os parceiros que a gente precisa, no caso, com a UFTM e a Cemig. Está sendo muito mais fácil com esse elo. Em apenas uma reunião conversamos com a Prefeitura, a Cemig e a UFTM. A ponte foi perfeita e agora é só resolver a questão burocrática. A ideia é que o projeto esteja funcionando até dezembro”, diz Riccioppo.


Na reunião foram definidas as linhas de trabalho da empresa World-e a UFTM, representada pela professora e coordenadora do NIT (Núcleo de Inovação Tecnológica), Mônica Okura e com a Cemig, representada por Hudson através de certificação de testes. “A importância desta reunião é fortalecer o vínculo, o tripé universidade/ empresa/Parque Tecnológico de Uberaba, e ao mesmo tempo trazer pesquisa aplicada à universidade. Ao invés de fazer uma pesquisa básica que fique só na prateleira, a UFTM consegue desenvolver inovação junto com a empresa e o aluno ganha experiência conseguindo colocar o conhecimento em prática”, diz Mônica Okura. Ela completa que este é um projeto interessante e importante para diminuir custos tanto da universidade quanto para a sociedade.


O caminho. A gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende, explica que criar estas pontes é uma demanda do prefeito Paulo Piau, e as iniciativas geram muitos resultados. “Para o empreendedor, para os pesquisadores, para todos os envolvidos. O que chamamos de "tríplice hélice" deveria ser uma prática constante de todos. Se a gente conversasse mais, muito poderia ser economizado, otimizado, agilizado. Só o diálogo entre as universidades e o mercado pode fazer nossa cidade ser realmente inovadora e competitiva. Inovação é ciência que foi para o mercado. A UFTM junto com a FAZU, FACHTUS, IFTM, FCETM e UNIUBE têm dado passos largos neste caminho da interação, e os empresários de Uberaba começaram a enxergar o quanto eles ganham ao se aproximarem dos alunos, professores e pesquisadores para pensarem e fazerem juntos” arrematou.


Empresários, profissionais e pesquisadores de qualquer segmento que desejam desenvolver projeto inovador na sua área de atuação, podem procurar a equipe da Sedec por meio do Parque Tecnológico de Uberaba que fará a ponte com agentes de fomento, financiadores, universidades e centros de pesquisa. Para obter mais informações, entrar em contato com a equipe do Parque Tecnológico de Uberaba no telefone (34) 3318-0506 ou e-mail: contato@parquetecnologicouberaba.com.br e agendar visita.
 
Jorn. Luiza Carvalho
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar