WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

10/10/2018 - Trabalho do Comtur destaca avanços nas ações turísticas do município

O trabalho para consolidar ações e o ICMS Turístico para Uberaba tem colocado em destaque a atuação do Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Os avanços, segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec), mostram a qualidade e a importância do trabalho do Conselho, que já aponta os reflexos positivos para o município.

A última reunião do Contur, no final de setembro, promoveu um balanço do plano de trabalho adotado por votação no início do ano, atrelado ao Plano Municipal de Turismo, que traça as ações para os próximos anos. De acordo com a secretária adjunta da Sedec, Anne Roy Nóbrega, todo ano o Plano passa por uma revisão e é feita a avaliação da situação de cada demanda.

“Entre as pautas desta reunião, repassamos todo o plano de ação para avaliar em que ponto cada atividade está. Tivemos uma avaliação muito positiva, pois estamos inteiramente dentro do cronograma. A partir do trabalho do Comtur, estamos avançando muito na recuperação do ICMS Turístico, na adoção do Plano Municipal de Turismo e nas ações do Geopark Uberaba, por exemplo, que já tem dois sítios inaugurados oficialmente”, afirma a secretária adjunta.

Entre os importantes avanços, Anne também cita as melhorias em Peirópolis. A Casa do Turista foi revitalizada em 2017, oferecendo melhor estrutura aos visitantes, e os principais trechos estão devidamente asfaltados e com a sinalização de trânsito. A cozinha das doceiras também foi restaurada. O sítio Peirópolis do Geopark Uberaba – Terra de Gigantes foi o mais recente a ser oficialmente inaugurado.

O impacto positivo, segundo Anne, não é visível somente para o Comtur e para a Prefeitura, mas também para as empresas privadas que oferecem serviços para a demanda turística. “Eles estão vendo que muitas ações estão mexendo com o turismo em Uberaba e os resultados para a economia são positivos nesta cadeia produtiva, que engloba bares, restaurantes e hotéis. Neste sentido, uma das nossas ações tem sido capacitar os profissionais para conhecer o City Tour e todas as possibilidades que Uberaba oferece”, explica.

Entre outras ações do Comtur e da Sedec, destacam-se também a sinalização turística instalada nas principais entradas da cidade, Inventário Turístico, regularização de associações parceiras, avanços no complexo turístico do Rio Grande, eventos culturais e candidatura de Uberaba nos Geoparks da Unesco. Também já está lançada a primeira versão do aplicativo do Guia Turístico e Cultural, que está em fase de melhoramento junto ao site.

A partir dos resultados, o secretário José Renato Gomes reforça que o trabalho vai ao encontro dos pilares de avanço da atual gestão do município. “O prefeito sempre destaca quatro importantes direções de trabalho: exportação, logística, turismo e inovação. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo tem seguido essas orientações para dar foco nos quatro segmentos, pois entendemos que é a partir desses pilares que teremos um desenvolvimento econômico mais acelerado e significativo para o crescimento de Uberaba”.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar