WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

07/10/2018 - PMU acrescentará Inovação ao nome da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo

A Prefeitura de Uberaba pretende enviar à Câmara Municipal projeto de lei que altera o nome da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, passando a incluir a palavra “Inovação” ao título da pasta, ainda sem data a ser votada. O objetivo da mudança será destacar o importante trabalho que vem sendo realizado para fortalecer as políticas públicas municipais de inovação tecnológica.

O secretário da Sedec, José Renato Gomes, avalia que a inovação é um dos mais importantes pilares para pensar Uberaba para o futuro, por isso a proposta tem um significado muito maior do que o simples acréscimo de uma palavra. Segundo ele, a gestão municipal está valorizando e trabalhando fortemente com políticas públicas que incentivam o desenvolvimento tecnológico, nos mais diversos aspectos, com uma visão de futuro que abre as portas de Uberaba para o mundo.

“Uma das conquistas da atual gestão, totalmente apoiada pelo prefeito Paulo Piau, é a consolidação do Parque Tecnológico de Uberaba e suas importantes ações. Temos uma área de inovação com empresas e instituições instaladas, que criam um ecossistema de desenvolvimento a partir da tríplice hélice, somando o poder público, a iniciativa privada e as universidades. A inovação movimenta uma cadeia econômica que impulsiona o município em diversas vertentes tecnológicas, e temos grandes profissionais com ideias que destacam nosso potencial para o Brasil e para o mundo”, afirma José Renato Gomes.

A gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, destaca que Inovação é o motor que impulsiona o mundo, e a Prefeitura de Uberaba sabe do quanto a inovação torna uma cidade competitiva. “Por isso estamos direcionando tantos esforços na consolidação do projeto do Parque Tecnológico de Uberaba. E estamos estruturando uma política pública aderente à legislação federal e estadual, que acabou de regulamentar as leis de inovação. Por meio de legislação, estrutura e ambiência, Uberaba vem se consolidando como uma cidade inovadora, e nada mais natural que o governo reconheça este trabalho, incluindo a palavra no nome da secretaria. É uma mudança que nos deixa feliz, já que mostra o comprometimento do governo com a inovação inclusive na sua estrutura de gestão”.

O secretário José Renato Gomes reforça, além disso, que a Prefeitura de Uberaba está rompendo barreiras com ações que facilitam a vida dos cidadãos. “A inovação é um dos pilares mais importantes no processo de desburocratização da PMU, que vem acontecendo com a parceria de todas as secretarias municipais. O Alvará Online e o Licenciamento Ambiental Online, por exemplo, além de outros processos facilitados, cumprem o importante papel da inovação, que é diminuir burocracia e oferecer agilidade. Aplicativos também estão na palma da mão para ajudar o cidadão. A Prefeitura de Uberaba está cada vez mais online, facilitando a vida de quem precisa, e este é só o começo de uma transformação para o futuro”.

Startups – Falando em inovação, a Sedec lembra que Uberaba ficou em 6º lugar na pesquisa que revelou, em 2017, o Top 20 de cidades em eficiência na geração de Startups no Brasil. Os dados são do painel “Radiografia das Startups do Brasil”, por meio da pesquisa da ABStartups e Accenture (2017). A análise, com o cruzamento de dados com o PIB dos municípios segundo o IBGE (2014), foi realizada por Felipe Matos no Blog Link/Estadão.

Ainda segundo a pesquisa, além de estar na 6ª posição das cidades brasileiras em eficiência, Uberaba é a 17ª em densidade de Startups, considerando os dados cruzados com a população dos municípios segundo o IBGE.

Entre os destaques em Uberaba, está a criação de uma comunidade de Startups intitulada ZebuValley, em alusão ao conhecido reduto de grandes empresas de tecnologia no Vale do Silício (Silicon Valley), e à vocação do município para o agronegócio, além do pioneirismo na melhoria da genética zebuína, conhecida mundialmente.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar