WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

08/08/2018 - PMU revela o perfil dos microempreendedores uberabenses

Levantamento realizado em julho pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio da Sala Mineira do Empreendedor, traça o perfil dos Microempreendedores Individuais (MEI) em Uberaba. Somando todas as atividades, o município conta atualmente com 8.911 MEIs registrados, traçando as potencialidades econômicas que movimentam o município.

Os dados analisados revelam que 50,79% dos microempreendedores são do sexo masculino, e 49,21% do sexo feminino, demonstrando o forte perfil empreendedor da mulher uberabense. No ranking das atividades econômicas mais formalizadas no município, em primeiro lugar estão aqueles que atuam com o comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios, com 863 MEIs nesta área de atuação. Em segundo lugar estão cabeleireiros, manicure e pedicure, representando 777 microempreendedores formalizados, e na terceira posição estão os que atuam com a promoção de vendas com 380 formalizados.

Já no ranking por nacionalidades, os dados revelam que Uberaba recebe pessoas de diversas nacionalidades que têm conseguido empreender no município. Dos 8.911 MEIs registrados, 8.889 são brasileiros, e 22 são estrangeiros, sendo três de nacionalidade senegalesa, três cubanos, três bengali, dois uruguaios e dois libaneses. Também há empreendedores da Síria, Portugal, Peru, Itália, Gâmbia, Chile, Argentina, Angola e Alemanha, estes com registro de um empreendedor cada.

Faixa etária. Os dados dos microempreendedores uberabenses também revelam um perfil das idades que mais empreendem no município. Em primeiro lugar estão os cidadãos de 31 a 40 anos, que representam 29,94% do total. Em segundo está quem tem de 41 a 50 anos, sendo 22,50%, e em terceiro estão os empreendedores de 21 a 30 anos, que são 20,97%.

No quarto lugar do ranking, representando 17,39% do total, está a idade de 50 a 61. Em seguida 61 a 70 anos (06,28%), acima de 70 (01,46%), de 18 a 20 anos (01,40%) e de 16 a 17 (00,04%). Os dados são da Prefeitura de Uberaba por meio da Sedec/Sala Mineira do Empreendedor, e do Portal do Empreendedor.

De acordo com Élder Árcega, gerente da Sala Mineira do Empreendedor, os dados apontam que Uberaba é uma cidade onde o empreendedorismo revela-se de forma diversificada, com destaque para o papel da mulher empreendendo cada dia mais, bem como demonstra ser uma cidade que acolhe e oferece oportunidades de negócios a estrangeiros, inclusive de países com conflitos civis, como apontam os números.

Trabalho da Sala do Empreendedor. O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, ressalta que o trabalho desenvolvido pela Sala Mineira do Empreendedor é um modelo reconhecido no estado de Minas Gerais. “A partir deste perfil do MEI em Uberaba, reconhecemos o importante papel dos microempreendedores para a movimentação econômica do Município. São pessoas que empregam, geram renda e, na medida do tempo, crescem e se destacam no mercado gerando ainda mais oportunidades. O trabalho de apoiá-los é essencial e a Sala Mineira do Empreendedor tem dado um suporte muito importante neste processo”.

Élder Árcega pontua que as pessoas pensam que a regulamentação vai apenas gerar ônus, mas além de deveres é preciso entender que ela conquistará direitos. “O microempreendedor individual paga um valor fixo mensal para manter o MEI, mas todo o processo de regulamentação, bem como as alterações necessárias, são feitas gratuitamente pela Sala do Empreendedor, que oferece estrutura e profissionais que vão gerar economia neste processo. Além disso, como microempreendedor individual, a pessoa terá direito a aposentadoria com 15 anos de contribuição, dentro da idade, bem como os benefícios do INSS”, explica Élder.

O gerente da Sala Mineira do Empreendedor destaca que a regulamentação amplia as oportunidades de negócio. “Com o CNPJ o empreendedor pode abrir uma conta como pessoa jurídica em instituição financeira, participar de concorrências públicas e obter diversas oportunidades para o desenvolvimento do seu negócio”.

Para se registrar como MEI, os empreendedores devem comparecer à Sala Mineira do Empreendedor portando RG, CPF e título de eleitor. Se for declarante de imposto de renda, é necessário apresentar o recibo. Também é preciso informar o endereço de onde será o negócio, que pode ser inclusive o endereço de sua própria residência.

A Sala Mineira do Empreendedor fica na rua Vigário Silva, 309, 3º piso, o telefone é 34 3321-6957 e o atendimento é das 9h às 15h.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar