WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

FETI

03/08/2018 - FETI conclui Projeto Pós-Ocupação no Marajó I

Após um ano de intensa mobilização com vistas a promover a inclusão social dos moradores dos três novos bairros, o Projeto Técnico Social Pós-Ocupação dos Residenciais Jardim Marajó I, Jardim Marajó II e Ilha de Marajó está concluindo suas atividades. Com uma série de ações, os eventos de encerramento dos trabalhos terminam neste sábado, dia 4 de agosto no Ilha de Marajó, das 9 às 12 horas, na Rua Luiza Maria Teodoro Varoto (galpão social).


Ao todo, os bairros inaugurados durante o governo Paulo Piau possuem mais de 1.200 moradias do Programa Minha Casa, Minha Vida. AFundação de Ensino Técnico Intensivo “Dr. Renê Barsam” (Feti/Uberaba) assumiu o gerenciamento do Projeto Técnico Social - que é uma exigência do Ministério das Cidades para seus programas de habitação social - no caso dos Marajós, com a operacionalização da Caixa Econômica Federal (CEF).


O presidente da Feti, professor Eduardo Callegari, avalia que o Projeto Técnico Social dos bairros Marajós, em Uberaba, foi um grande aprendizado para todos - a equipe que trabalhou na sua realização ao longo de um ano; os moradores dos três bairros, que tiveram apoio no difícil e complicado processo de inclusão social; a administração pública municipal - da qual a Feti é integrante.


“Estamos honrados pela oportunidade e felizes com os resultados” - disse Callegari, agradecendo a atuação “impecável” da equipe, a parceria das várias secretarias da Prefeitura de Uberaba e a colaboração das entidades e instituições que deram apoio ao Projeto.


O projeto. O Projeto foi desenvolvido em parceria entre a Feti e a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), com a participação da Prefeitura de Uberaba, Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades.


No geral, o Projeto Técnico Social Pós-Ocupação do MCMV é um conjunto de ações que visam a promover a autonomia e o protagonismo social, planejadas para criar mecanismos capazes de viabilizar a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens/serviços, adequando-os às necessidades e à realidade dos grupos sociais atendidos, além de incentivar a gestão participativa para a sustentabilidade do empreendimento.


Realizações. Ao longo do Projeto, a Feti – órgão da administração indireta da Prefeitura de Uberaba - desenvolveu ações socioeducativas e ofereceu cursos e oficinas profissionalizantes.


As centenas de atividades foram voltadas para diversas áreas, como empregabilidade, meio ambiente, infraestrutura, saúde, segurança, bem-estar físico e social, acessibilidade, entre outros. Para a realização de suas ações, a Feti contou com o envolvimento de diversos parceiros, entre eles, a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), Polícia Militar, Horto Municipal, entre outros.


Também foram realizados levantamentos na comunidade, como mapeamento socioeconômico e vocação, visitas domiciliares e plantões, identificação de lideranças e estrutura para indicação de vagas de emprego, além de ações de praxe, como atendimento em saúde, esportes, ações sociais, cursos profissionalizantes, a equipe do Projeto Técnico Social da Feti idealizou e executou uma série de novidades.


Destacam-se as oficinas de pipas (com os moradores – principalmente crianças, produzindo e disputando a soltura de pipas); CineLanterninha (com a exibição de filmes escolhidos pelos moradores); MasterFeti (baseado no famoso MasterChef – com o envolvimento das moradoras); Bazar Solidário (com exposição e distribuição de roupas arrecadadas pela equipe do projeto), entre outras.


O Projeto também contou com a participação de estagiários do curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que fizeram vistorias nos bairros para levantamento de problemas, e posteriormente, realizaram palestras de orientação e conscientização para os moradores.
A Feti fica localizada na rua Equador, 49, bairro Fabrício (telefone: 3338-6689).


Encerramento. Os eventos de encerramento do Projeto Técnico Social terão shows (pop e sertanejo); painel com apresentação das realizações da equipe do Projeto); lanche (pipoca, cachorro quente, refresco); atividades recreativas (pula-pula, escorregador, futebol de golzinhos); dança zumba; ginástica para idosos; atendimento em saúde e ações sociais.


Também será realizado o projeto ESCAMBO – com troca de serviços na área ambiental. Os moradores poderão trocar garrafas pet, latinhas e embalagens plásticas por “escambetes” (dinheiro ambiental), e com elas adquirir produtos no bazar solidário.
 
FETI/SECOM/PMU

 
 
 

Outras Notícias: FETI



Voltar