WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

FETI

19/07/2018 - Com uma série de eventos, FETI encerra Projeto Técnico Social Pós-Ocupação dos Marajós

Após um ano de intensa mobilização com vistas a promover a inclusão social dos moradores dos três novos bairros, o Projeto Técnico Social Pós-Ocupação dos residenciais Jardim Marajó I, Jardim Marajó II e Ilha de Marajó está encerrando suas atividades.


Com uma série de ações, os eventos de conclusão dos trabalhos vão acontecer dias 21 de julho (Marajó II), 28 de julho (Marajó I) e 4 de agosto (Ilha de Marajó), sempre das 9h às 12h, respectivamente nas ruas Rauf Cecílio, Benvinda (galpão social) e Luiza Maria Teodoro Varto (galpão social). 


Ao todo, os três bairros inaugurados durante o governo Paulo Piau possuem mais de 1.200 moradias do Minha Casa, Minha Vida.


O PROJETO
A Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) assumiu o gerenciamentodo Projeto Técnico Social - que é uma exigência do Ministério das Cidades para seus programas de habitação social - no caso dos Marajós, com a operacionalização da Caixa Econômica Federal (CEF).


O Projeto é desenvolvido em parceria entre a Feti, e a Companhia Habitacional do Vale do Rio Grande (Cohagra), com a participação da Prefeitura de Uberaba, Caixa Econômica Federal e Ministério das Cidades.


No geral, o Projeto Técnico Social Pós-Ocupação do MCMV é um conjunto de ações que visam promover a autonomia e o protagonismo social, planejadas para criar mecanismos capazes de viabilizar a participação dos beneficiários nos processos de decisão, implantação e manutenção dos bens/serviços, adequando-os às necessidades e à realidade dos grupos sociais atendidos, além de incentivar a gestão participativa para a sustentabilidade do empreendimento.


REALIZAÇÕES
Ao longo do Projeto, a Feti – órgão da administração indireta da Prefeitura de Uberaba - desenvolveuações socioeducativas e ofereceu cursos e oficinas profissionalizantes.


As centenas de atividades foram voltadas para diversas áreas, como empregabilidade, meio ambiente, infraestrutura, saúde, segurança, bem-estar físico e social, acessibilidade, entre outros. Para a realização de suas ações, a Feti contou com o envolvimento de diversos parceiros, entre eles, a Fundação Municipal de Esporte e Lazer (Funel), Polícia Militar, Horto Municipal, entre outros.


Além disso, foram realizados levantamentos na comunidade, como mapeamento socioeconômico e vocação, visitas domiciliares e plantões, identificação de lideranças e estrutura para indicação de vagas de emprego.


Além de ações de praxe, tipo atendimento em saúde, esportes, ações sociais, cursos profissionalizantes, a equipe do Projeto Técnico Social da Feti idealizou e executou uma série de novidades.


Destacam-se as oficinas de pipas (com os moradores – principalmente crianças, produzindo e disputando a soltura de pipas); CineLanterninha (com a exibição de filmes escolhidos pelos moradores); MasterFeti (baseado no famoso MasterChef – com o envolvimento das moradoras); Bazar Solidário (com exposição e distribuição de roupas arrecadadas pela equipe do projeto), entre outras.


Projeto também contou com a participação de estagiários do curso de História da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), que fizeram vistorias nos bairros para levantamento de problemas, e posteriormente realizaram palestras de orientação e conscientização para os moradores. 
A Feti fica localizada na rua Equador, 49, bairro Fabrício (telefone: 3338-6689).


ENCERRAMENTO
Os eventos de encerramento do Projeto Técnico Social terão shows (pop e sertanejo); painel com apresentação das realizações da equipe do Projeto); lanche (pipoca, cachorro quente, refresco); atividades recreativas (pula-pula, escorregador, futebol de golzinhos); dança zumba; ginástica para idosos; atendimento em saúde e ações sociais.


Também será realizado o projeto ESCAMBO – com troca de serviços na área ambiental. Os moradores poderão trocar garrafas pet, latinhas e embalagens plásticas por “escambetes” (dinheiro ambiental), e com elas adquirir produtos no bazar solidário.
 
SECOM/PMU/FETI 

 
 
 

Outras Notícias: FETI



Voltar