WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

27/05/2018 - Mostra fotográfica “Terra de Gigantes” começa na próxima terça em Peirópolis

A Casa do Turista, no bairro rural de Peirópolis, receberá a partir desta terça-feira (29) a exposição Terra de Gigantes, da fotógrafa Janaína Moura. A iniciativa tem parceria da Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. A visitação será gratuita e até o dia 19 de junho. A classificação é livre.

A Exposição Terra de Gigantes apresentará trabalhos inéditos realizados entre 2016 a 2018 sobre Peirópolis. De forma ampla e expressiva, e com um olhar sensível, a fotógrafa Janaína Moura leva o expectador a uma viagem pelas riquezas paleontológicas, belezas naturais, tradições, crenças, garra e diversidade cultural da população da região.

“Peirópolis é considerada a Terra dos Dinossauros por concentrar quantidades enormes de fósseis de animais que aqui habitavam há milhões de anos. Hoje é uma comunidade modesta, mas com o olhar no futuro, e por isso caminha a passos largos se adequando ao turismo rural moderno, no desenvolvimento econômico sustentável, na promoção da sua imagem como um patrimônio histórico, científico, e cultural, influenciando positivamente na condição de vida dos seus habitantes e do meio ambiente”, enfatiza a fotógrafa Janaína Moura.

Atualmente Peirópolis é um importante pilar na busca de Uberaba, por meio da Unesco, em ser reconhecido como Patrimônio Mundial da Humanidade e fazer parte do Global Geopark Network. O Geopark é uma área territorial com limites claramente definidos, que inclui um notável patrimônio geológico, além das importâncias ecológicas, históricas, culturais e da arqueologia, sempre associados a uma estratégia de desenvolvimento sustentável.

A diretora de Turismo da Sedec, Erika Cunha, destaca que Janaína Moura teve a sensibilidade em perceber como Peirópolis tem peculiaridades que somente esta região pode revelar ao público. "O povo de Peirópolis, o clima e a própria geologia do local, que é única no mundo, é um tesouro. Com essa exposição acreditamos no resgate de toda esta identidade territorial, e vamos ao encontro do trabalho que vem sendo realizado pela Sedec e por vários envolvidos na proposta de se consolidar o Geopark Uberaba Terra de Gigantes. Peirópolis tem um grande potencial para receber sempre bem o turista, e queremos que o uberabense também continue abraçando o local".

Janaína Moura – A fotógrafa responsável pela mostra Terra de Gigantes conta que morou na Europa durante muitos anos, o que a fez desenvolver um olhar sensível humanizado ao Brasil. Formada em Administração, Janaína é gestora social no Instituto Ide Brasil. Ao longo dos anos a paixão pela fotografia  cresceu  levando a desenvolver vários projetos, dentre eles "Um Sorriso por Uma Foto", que foi premiado internacionalmente. Já realizou e foi convidada para várias exposições de arte em Galerias e Casas de Cultura de BH, entre eles, o mais recente "Viver Sem Tempos Mortos", que esteve também na Casa Paulo Lima em Uberaba no ano de 2017.

 “O que me levou a desenvolver este trabalho em Peirópolis foi a riqueza paleontológica , bem como um povo encantador e acolhedor que em meio a tanta crise luta pela riqueza natural de um país, de um estado, de um local. A Exposição Terra de Gigantes vai retratar a grandeza do local, passando pelos museus, tradições, belezas naturais, crenças e um povo gigante. Espero com esta exposição potencializar as riquezas de Peirópolis , trazendo no expectador o desejo de conhecer, sentir promovendo assim o local”, destaca Janaína.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar