WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

19/05/2018 - Parque Tecnológico abriga dois NITS que ajudam empresas a solucionar problemas em instituições de ensino

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio do Parque Tecnológico de Uberaba abriga dois Núcleos de Inovação Tecnológica (NITS) que são porta de entrada para as empresas nas Universidades. Nas instituições, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) existem departamentos especializados em atender ao empresário e ao pesquisador que querem transformar conhecimento em negócio, ou mesmo proteger esse conhecimento.

Para a Gestora do Parque Tecnológico de Uberaba, Raquel Resende, é de suma importância a presença de dois NITS operantes, pois são fundamentais para fazer a formalização da ponte entre empresas e pesquisadores, além de orientarem todo o processo de proteção intelectual, transferência de tecnologia, registro de patentes, marcas, dentre outros processos. “Uberaba possui três NITS e dois deles estão respectivamente no IFTM e UFTM. Toda demanda dos empresários que recebemos no escritório do Parque são encaminhadas aos NITS. Muitos contratos de P&D para desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços podem ser elaborados e monitorados pelos NITs e quem ganha é a sociedade” afirma a gestora.

Os Núcleos de Inovação Tecnológica foram criados obrigatoriamente pela Lei 10.973/04, em todos os Institutos de Ciência e Tecnologia - ICTs (o que inclui as Universidades), com o intuito de auxiliar as ICTs (Instituto de Ciência e Tecnologia) com a propriedade intelectual e na transferência de tecnologia para o “mercado”. Os NITs podem ser públicos ou privados.

A Propriedade intelectual protege todo tipo de criação desde um produto inédito até a modificação genética de uma planta. Nos NITs, a propriedade intelectual oferece recursos humanos capacitados para atender empresários nesta questão. Já transferência de tecnologia é um mecanismo, formalizado em um documento, que contribui para solucionar problemas através de conhecimento técnico ou científico realizadas nas ICTs sendo um elo com as empresas, sociedade e governo.

“O NIT preza em trazer inovação para a universidade. A ideia é patentear e vender a tecnologia para as empresas privadas. Os benefícios em utilizar um NIT é poder usufruir da tecnologia melhorando um produto ou solucionando algum problema dentro da empresa.” explica a coordenadora do NIT UFTM, Profª Drª Mônica Hitomi Okura.

Uma das principais competências dos NITs é a gestão da propriedade intelectual e a transferência de tecnologia dentro e fora das ICTs, criando mecanismos institucionais (Políticas de Inovação e regimentos internos) de estímulo à proteção das criações, licenciamento e inovação, bem como acompanhar os processos nos órgãos competentes.

Segundo o coordenador de Inovação do IFTM, Watson Azevedo, o NIT é a vitrine da Instituição de Pesquisa e Ensino, onde realiza importantes funções como a transferência de informação e a proteção do conhecimento sensível protegendo toda informação gerada no NIT.

Em Uberaba existem três NITs em funcionamento (UFTM, IFTM e UNIUBE). Para mais informações através dos contatos das Instituições. UFTM - nituftm@pesqpg.uftm.edu.br/ (34) 3331-3024; IFTM - www.iftm.edu.br/nit - nit@iftm.edu.br/ (34) 3326-1166/1167 e UNIUBE - http://uniube.br.

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar