WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

28/04/2018 - Seminário sobre a ZPE de Uberaba reúne empresários e destaca potencial de investimentos

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (SE/CZPE), e a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec), realizaram nesta sexta-feira o seminário “ZPE: Novas Oportunidades de Investimentos e Exportação para o Triângulo Mineiro". O encontro teve a presença do prefeito Paulo Piau, o vice-prefeito João Gilberto Ripposati, secretários, vereadores e autoridades de municípios da região, além de diversos empresários e representantes de instituições da cidade.

O evento apresentou ao público as potencialidades da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba e dos instrumentos de apoio ao setor industrial oferecidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais. As ZPE caracterizam-se como áreas destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados no exterior. Nelas, as empresas se beneficiam de incentivos fiscais, como a isenção de II, IPI, PIS/Cofins, Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante e ICMS.

Na ocasião, o prefeito Paulo Piau destacou que é preciso trabalhar de forma mais acelerada, pontuando que o Brasil é um país com grandes potenciais, mas com muitos processos que ocorrem de forma lenta. “Temos um grande tesouro em Uberaba, e a ZPE vai agregar valor para que a gente possa produzir mais, exportar mais e gerar mais empregos. Esta é uma grande alavanca econômica e pouca gente ainda sabe o que é e os benefícios que uma ZPE pode trazer aos empreendedores. Por isso este evento se fez tão importante. Se tem uma região com potencial para crescer e desenvolver, é aqui. Temos uma logística, infraestrutura e localização estratégica, e um potencial importante de inovação. Portanto, queremos o olhar generoso do Governo Federal e Estadual para esta região”.

O evento contou com a presença da delegada da Receita Federal de Uberaba, Joyce Frade Machado, que falou sobre o panorama do Comércio Exterior Brasileiro. “A região de Uberaba, que soma 32 municípios sob a jurisdição de nossa delegacia, tem um potencial de exportação que representa 12% das exportações de Minas Gerais. É um panorama que mostra que a região já é significativa e tem muito a crescer, inclusive por questões logísticas. Um dos objetivos estratégicos da Receita Federal é facilitar o comércio exterior, e nesta perspectiva é muito importante saber que não somos um dificultador. A Receita tem a intenção de facilitar a vida do empresário, do viajante e de quem atua no comércio exterior, tanto para importar, e principalmente para exportação”, explica a delegada.

A Secretária-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Thaise Dutra, também participou e destacou que Uberaba é uma região onde o agronegócio é pujante. “Nossa proposta é que o regime de ZPE possa contribuir com as desonerações tributárias, administrativas e as facilitações, para que esse agronegócio seja processado com agregação de valor, e que a gente ganhe mercado internacional por meio das exportações. Isso é um grande potencial nesta região. O Brasil é um país que tem competitividade no agronegócio e nós acreditamos que este pacote de incentivos pode contribuir para o ambiente de negócios e para os empresários com foco na exportação”, pontua ela.

Oportunidades em destaque - O seminário também abordou o “Perfil Econômico do Município de Uberaba e da região do Triângulo Mineiro”, com a administradora e Dra. em Engenharia de Produção , Núbia Ferreira, e “ZPE de Uberaba/MG - Novas Oportunidades de Investimento e Exportação”, com o consultor e o diretor executivo da ZPE Uberaba, Glauber Faquineli Fernandes. Houve interação do público de empreendedores presentes, com questionamentos e dúvidas que foram debatidas ao longo do evento.

Núbia Ferreira avalia que a sensibilização é necessária para que as pessoas possam conhecer o assunto com mais profundidade. “A informação mostra o que eles podem fazer para se engajar nesse processo. Considero que o próximo passo é reunir os empresários e mostrar como pode ser construído esse passo a passo, além de orientá-los de forma jurídica e estatutária para exatamente começar a operacionalizar. E nós temos muita coisa a explorar nesse segmento, além do agronegócio. É isso que vamos trabalhar a partir de agora.

Glauber pontua que o intuito do evento, de explicar ao empresariado o que é a ZPE, foi atingido. “Nós estamos muito animados com a movimentação do Governo Federal em torno do tema, e vemos uma convergência nacional acerca disso. Não temos dúvida que esse processo é um estimulador importante para a economia, com geração de renda e geração de emprego. O prefeito Paulo Piau tem isso muito claro, que precisamos vender Uberaba para o Brasil e para o mundo. E é isso que estamos fazendo, e agora o que a gente precisa é da atração de investimentos”, explica o diretor executivo da ZPE Uberaba.

Brasil Árabe - O diretor geral da Câmara de Comércio ÁrabeBrasileira, Michel Abdo Alaby, foi um dos presentes no seminário sobre a ZPE de Uberaba, e em sua avaliação o evento foi positivo. “Tenho impressão que isso pode representar no futuro uma boa oportunidade para Uberaba. E apenas um evento não é suficiente, pois é preciso falar cada vez mais sobre este assunto. Nossa sugestão é convidar alguns nomes do exterior para participar, e aí haverá cada vez mais repercussão para Uberaba”, enfatizou o diretor.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar