WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

27/04/2018 - Primeiro sítio do Geopark Uberaba será inaugurado no Parque Fernando Costa

 A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, e a UFTM, ABCZ, Sebrae, Fiemg, Comtur, Universidade de Uberaba - Uniube e demais instituições envolvidas no projeto Geopark Uberaba, vão inaugurar neste sábado a praça do primeiro Sítio que integra o projeto macro de sítios e geosítios do município para a busca de chancela da Unesco. A praça do Sítio ABCZ ficará dentro do Parque Fernando Costa, e a solenidade de inauguração será às 15h.

O projeto Geopark Uberaba, segundo a equipe envolvida, busca potencializar os valores turísticos de relevância nacional e internacional da cidade para apresentar ações realizadas à Rede Global de Geoparques da UNESCO, a fim de se tornar Patrimônio Natural da Humanidade em 2019. Os trabalhos vêm sendo desenvolvidos por diversos grupos de trabalho, e novas instalações devem ser inauguradas como parte das ações e projetos em implementação.

O Sítio ABCZ (Associação Brasileira dos Criadores de Zebu) é localizado no Parque Fernando Costa, marcado pela beleza de suas edificações em estilo arquitetônico da década de 1940 e por emblemáticos monumentos que contam a trajetória de sucesso da instituição. Vem sendo arena de grandes feitos da política brasileira, dos famosos animais campeões da Expozebu e da excelência que elevou à pecuária brasileira a categoria internacional na produtividade, no desenvolvimento científico e tecnológico.

No Geopark Uberaba, o Sítio ABCZ compõe-se de três espaços e o primeiro é o Museu do Zebu, que guarda a memória e a história da trajetória da pecuária do Zebu no Brasil – Fundação Museu do Zebu – Edilson Lamartine Mendes. O segundo local é o Museu a céu aberto, composto pelo conjunto do patrimônio histórico e artístico do Parque onde é possível descobrir aspectos da arquitetura, arte e paisagismo assim como pessoas e momentos que marcaram a história da ABCZ.

O terceiro espaço do sítio é a sede nacional da ABCZ, inaugurada em 1978, a maior instituição de pecuária do mundo, contando com cerca de 230.000 associados de todos os estados da Federação e diversos países.

Vale lembrar que os Geoparques Mundiais da Unesco são áreas geográficas unificadas, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional são administrados com base em um conceito holístico de proteção, educação e desenvolvimento sustentável. Sua abordagem combina a conservação com desenvolvimento sustentável e que, ao mesmo tempo, envolve as comunidades locais. Atualmente, existem 127 Geoparques Mundiais da Unesco em 35 países. 

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar