WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

26/04/2018 - Seminário sobre Zona de Processamento de Exportação de Uberaba acontece nesta sexta-feira

O evento, que trará informações sobre novas oportunidades de investimentos, é uma realização da Prefeitura de Uberaba e do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (SE/CZPE), e a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec), realizam nesta sexta-feira (27) o seminário “ZPE: Novas Oportunidades de Investimentos e Exportação para o Triângulo Mineiro". O encontro é gratuito e será das 8h30 às 12h30 no Hotel Golden Park, que fica na Av. Edilson Lamartine Mendes, 125 (em frente ao Parque Fernando Costa).

O evento apresentará as potencialidades da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba e dos instrumentos de apoio ao setor industrial oferecidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais. As ZPE caracterizam-se como áreas destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados no exterior. Nelas, as companhias podem se beneficiar de incentivos fiscais, como a isenção de II, IPI, PIS/Cofins, Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante e ICMS.

A Secretária-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Sra. Thaise Dutra, é presença confirmada e participará das palestras e debates. “Acreditamos que para atrair investimentos é necessário informar os possíveis investidores locais sobre as oportunidades de negócios nas Zonas de Processamento de Exportações. Nossa ideia é esclarecer durante o seminário questões como a legislação tributária das ZPEs, destacar benefícios, condições, restrições do regime. Se queremos prospectar investimentos produtivos e criar parcerias para a ZPE de Uberaba, precisamos informar da melhor maneira possível os investidores do município e do Triângulo Mineiro”.

Outro palestrante será o diretor executivo da ZPE Uberaba, Glauber Faquineli Fernandes. Ele explica que houve um avanço burocrático muito importante sobre a ZPE de Uberaba, e hoje ela já está pronta para receber investimentos. “Neste evento explicaremos para a população e para os potenciais investidores do que se trata no quesito legal e nos aspectos administrativos. Entendemos que esse instrumento pode ser um grande gerador de renda e emprego para a nossa cidade e região, e vale dizer que somos a principal ZPE de Minas Gerais neste momento. Isso pode dar um impulso muito importante nas exportações do estado como um todo”.

Cronograma - A agenda terá início às 8h30, com o credenciamento dos participantes, e após a abertura oficial o público terá a palestra “Panorama do Comércio Exterior Brasileiro - Situação Atual & Perspectivas”, com a delegada da Receita Federal de Uberaba, Joyce Frade Machado. Logo depois o tema será “Regime brasileiro de ZPE e suas oportunidades de investimentos”, com a Secretária-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Sra. Thaise Pereira Passos.

O seminário também abordará o “Perfil Econômico do Município de Uberaba e da região do Triângulo Mineiro”, com a administradora e Dra. em Engenharia de Produção , Núbia Ferreira. E haverá ainda a palestra “ZPE de Uberaba/MG - Novas Oportunidades de Investimento e Exportação”, com o consultor Glauber Faquineli Fernandes.

O evento será encerrado com a abertura de perguntas para todos os palestrantes presentes, oportunizando que todos os participantes tirem dúvidas e tenham esclarecimentos acerca das temáticas abordadas.

Uberaba em Dubai – Além da realização do seminário “ZPE: Novas Oportunidades de Investimentos e Exportação para o Triângulo Mineiro", a Prefeitura de Uberaba estará presente, a convite do  Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, na 4ª Conferência Internacional da World Free Zones Organization, que acontecerá em Dubai no dia 1º de maio.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar