WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

25/04/2018 - Sedec estará na Feira de Gastronomia & Alimentos de Minas durante a 84ª Expozebu

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec) é parceira e estará presente na Feira de Gastronomia & Alimentos de Minas, que acontecerá de 28 de abril a 1º de maio durante a 84ª Expozebu. Reunindo a gastronomia mineira com cursos, palestras, degustações, venda de produtos e alimentos típicos mineiros, o evento acontecerá no Pavilhão Multiuso da ABCZ das 10h às 20h.

A secretária adjunta da Sedec, Anne Roy Nóbrega, avalia que o evento é uma oportunidade de interesse para capacitação e profissionalização dos produtores locais e regionais, bem como um momento de visibilidade. “Temos produtos excepcionais, mas que são pouco conhecidos a nível nacional. Por isso queremos aproveitar essa feira, onde passarão diversos compradores nacionais, para que os expositores da região tenham oportunidade apresentar seus produtos aos melhores compradores do país”.

Anne destaca que os expositores terão, além disso, a oportunidade de conhecer os vendedores do stand da Anuga, uma importante feira internacional que acontecerá em São Paulo em maio de 2019 e reunirá compradores de grandes redes internacionais. “Enxergamos nisso a oportunidade de todos os produtores locais e regionais serem reconhecidos no mundo inteiro, e isso é a primeira etapa de um trabalho de internacionalização dos nossos produtores”.

Outro interesse, além do econômico, é no aspecto turístico. Acontecerá no stand da Sedec um plantão das agências de turismo receptivo, que estarão divulgando a riqueza cultural, gastronômica e artesanal de Uberaba, com guias de citytour que apontarão os diversos pontos de interesse de visitação em Uberaba. “Estaremos também apresentando o projeto do Geopark e as vertentes deste macroprojeto turístico. E além dos turistas queremos receber os uberabenses, que virão para conhecer a gastronomia local e as vitrines da Carne e do Leite, reforçando a valorização sobre as nossas riquezas”, pontua a secretária adjunta.

Programação – As aulas e cursos gratuitos terão início no sábado (28), na Vitrine do Leite. Das 10h às 11h o assunto será Harmonização de queijos de Zebu com azeite, e das 11h às 12h Harmonização de queijos de Zebu com bebidas. Já das 15h30 às 16h30, o tema será “Zebu de Ponta a Ponta”. Na Vitrine da Carne acontecerá aulas de corte de carnes bovinas, das 12h30 às 15h e das 17h às 20h, com o mestre açougueiro Marcelo Bolinha.

No domingo (29) a Vitrine do Leite falará sobre Queijos Tradicionais das 10h às 11h; “O que é Kefir?”das 14h às 15h; “Prato Mineiro com Queijo de Zebu” das 18h às 19h; e “Sobremesa para ocasião especial” das 19h às 20h. Na Vitrine da Carne o público terá mais aulas de corte de carnes bovinas, das 11h30 às 13h30 e das 15h30 às 17h30.

Já na segunda-feira (30), das 10h às 11h, será a vez da Vitrine do Leite trazer uma aula sobre Prato Brasileiro com Queijo de Zebu. Das 14h às 15h o tema será Queijos Inovadores, e das 18h às 19h Harmonização de Carne e Queijo de Zebu. Das 19h às 20h, o público poderá aprender mais sobre sobremesas rápidas. Na Vitrine da Carne, as aulas de corte de carnes bovinas serão das 11h30 às 13h30 e das 15h30 às 17h30.

Fechando a programação da Feira de Gastronomia & Alimentos de Minas, a terça-feira (01) terá aulas de corte de carnes bovinas na Vitrine da Carne, das 10h às 14h e das 16h às 17h30. Na Vitrine do Leite o tema será Prato Mineiro com queijo de Zebu, das 14h30 às 15h30. E “Zeburguer” será o tema da Vitrine da Carne e do Leite das 18h às 20h. Vale lembrar que todas as aulas do cronograma serão com chefs, mestres e especialistas sobre os temas abordados.

Cursos pagos – De 29 a 1º de maio o público também poderá participar de cursos pagos, cujos ingressos variam de R$50 a R$100. Haverá curso sobre queijos frescos e sobremesas lácteas, corte e decoração de tábuas de queijo, gestão de Açougue, cura de queijos, Churrasco e Menu Campeão. Mais informações, relativas às datas, horários e os mestres responsáveis, podem ser obtidas na ABCZ.

A realização da Feira de Gastronomia & Alimentos de Minas é da ABCZ e do Governo de Minas Gerais, junto à Codemig, Emater, Epamig, Sebrae e demais parceiros. Além da Prefeitura de Uberaba, por meio da Sedec, também estão na parceria instituições como o Sindicato Rural de Uberaba, Senac, Amur, Geopark Uberaba, Zebu Carnes e Faemg. 

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar