WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

19/04/2018 - Prefeitura e Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços promovem seminário sobre a Zona de Processamento de Exportação de Uberaba

O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), por meio da Secretaria-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (SE/CZPE), e a Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec), realizarão no dia 27 de abril o seminário “ZPE: Novas Oportunidades de Investimentos e Exportação para o Triângulo Mineiro". O encontro será das 8h30 às 12h30 no Hotel Golden Park, que fica na Av. Edilson Lamartine Mendes, 125 (em frente ao Parque Fernando Costa), e já tem presença confirmada da Secretária-Executiva do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), Sra. Thaise Pereira Passos.

No evento, haverá apresentação sobre as potencialidades da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Uberaba e dos instrumentos de apoio ao setor industrial oferecidos pelo Governo do Estado de Minas Gerais. As ZPE caracterizam-se como áreas destinadas à instalação de empresas voltadas à produção de bens a serem comercializados no exterior. Nelas, as companhias podem se beneficiar de incentivos fiscais, como a isenção de II, IPI, PIS/Cofins, Adicional ao Frete para a Renovação da Marinha Mercante e ICMS.

O seminário terá início às 8h30, com o credenciamento dos participantes, e após a abertura oficial o público terá a palestra “Panorama do Comércio Exterior Brasileiro - Situação Atual & Perspectivas”. Logo depois, as temáticas debatidas serão “Ações do Governo do Estado de MG para Atração de Investimentos e para Apoio às Exportações”, e o “Regime brasileiro de ZPE e suas oportunidades de investimentos”. Haverá ainda a palestra “ZPE de Uberaba/MG - Novas Oportunidades de Investimento e Exportação”, com o consultor Glauber Faquineli Fernandes.

De acordo com o secretário Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, nos últimos anos a Prefeitura de Uberaba tem feito um grande trabalho de regularização da área burocrática para a instalação da ZPE de Uberaba. “O decreto da área de interesse público ocorreu, na ocasião, em uma área particular e na zona rural. A área não estava desmembrada e não havia processo de desapropriação. Hoje temos uma ZPE na zona urbana, desmembrada, e foi realizada uma parceria entre o município e o proprietário da área. Agora estamos prontos para partir em busca de novas parcerias para o início da infraestrutura e para captar empresas que tenham interesse no mercado externo”.

Uberaba em Dubai – Além da realização do seminário “ZPE: Novas Oportunidades de Investimentos e Exportação para o Triângulo Mineiro", a Prefeitura de Uberaba estará presente, a convite do MDIC, na 4ª Conferência Internacional da World Free Zones Organization, que acontecerá em Dubai no dia 1º de maio.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar