WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

07/04/2018 - Sala Mineira do Empreendedor é inaugurada nesta sexta

Parceria entre PMU, JUCEMG e Sebrae busca desburocratizar abertura de empresas para micro e pequenos empresários. Modelo de Uberaba foi exemplo para o projeto
 
Sala Mineira do Empreendedor é oficialmente inaugurada nesta sexta-feira (06), no prédio do Sine Municipal de Uberaba, na Rua Vigário Silva. A Sala do Empreendedor de Uberaba foi modelo utilizado no Estado de Minas Gerais para disseminar o projeto Sala Mineira nos outros municípios. A Sala Mineira do Empreendedor é resultado de um acordo de Cooperação Técnica, firmado entre Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura Municipal de Uberaba para melhorar e simplificar o ambiente de negócios.
 
A solenidade contou com a presença do prefeito Paulo Piau, secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo José Renato Gomes, secretária adjunta Anne Roy Nóbrega, coordenador geral da Sala Mineira do Empreendedor Élder Árcega, vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Aguinaldo Silva, vice-presidente da entre Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (JUCEMG) João Lucas Mansur, superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Afonso Maria Rocha,  além de autoridades municipais, diretoria e corpo gerencial do Sebrae, além de equipe da Sala do Empreendedor.
 
Prefeito Paulo Piau agradeceu a presença dos convidados e ressaltou a importância do trabalho de todos os envolvidos para que o projeto fosse um sucesso. “Uberaba é uma cidade inovadora, sempre criando alguma coisa em favor do nosso país, do nosso estado. Com a Sala do Empreendedor, tivemos essa ideia para facilitar a vida do micro e pequeno empreendedor, para que tirasse seu CNPJ no menor tempo possível, com menos burocracia, e deu certo. Deu tanto certo, que Minas copiou esse bom exemplo e lançou a sala mineira do empreendedor”, enfatiza Piau.
 
O secretario da Sedec destaca o sucesso do modelo, com mais de 52 municípios visitando para conhecer a Sala do Empreendedor, com divulgação do Sebrae e da Jucemg, pois o micro e pequeno empreendedor conseguem realizar diversos trabalhos em um só local para começar a sua empresa. “A Jucemg agora estará aqui e nós vamos trabalhar mais próximos para dar mais celeridade em todos os processos. A Sala do Empreendedor foi criada pelo prefeito Paulo Piau e passou a ser modelo para o estado. Isso é uma grande vitória para todos nós, pois trabalhamos bastante com as instituições e desenvolvemos um projeto vencedor, que realmente atende as necessidades do micro e pequeno empresário”, relata Gomes.
 
A Sala do Empreendedor de Uberaba foi inaugurada em 2015. Pioneiro, o projeto da Sala do Empreendedor de Uberaba ganhou o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em 2016, e se tornou exemplo no estado em 2017, contando hoje com mais de 160 municípios aderentes. Entre os serviços oferecidos para o empresário e empreendedor, estão: abertura, alteração e baixa (microempreendedor individual), regulamentação de quiosques em praças, licenciamento de ambulantes motorizados, licenciamento de ambulantes não motorizados, emissão de alvarás (Minas Fácil - JUCEMG), cursos e plantão rotativo de parceiros.
 
João Lucas Mansur, vice-presidente da JUCEMG, explica que a Sala Mineira cria um ambiente favorável de apoio e assessoramento em especial ao micro e pequeno empreendedor. “Pode ser que ele, o empresário, esteja na informalidade e ao chegar aqui, ter todo o assessoramento e informação para formalização e abertura do seu CNPJ”, relata. Ele ainda aponta que com a participação da JUCEMG dentro da Sala Mineira do Empreendedor, a expectativa é que a média de prazo para a abertura de uma empresa caia de sete dias, dentro da Junta Comercial, para no máximo quatro dias.
 
O superintendente do Sebrae, Afonso Maria Rocha, também participou da solenidade e salientou a importância da Sala Mineira do Empreendedor. “Essa Sala, para o Sebrae e todos nós, tem um significado muito especial, pois foi a referência. Muito antes da Sala Mineira, já tinha ela aqui, fruto de um esforço local. Agora estamos dando um passo importante, abraçando esse projeto, Uberaba é um exemplo de sucesso”, destaca Rocha.
 
A Sala Mineira do Empreendedor terá expediente normal na segunda-feira (09), das 9h às 15h, na Rua Vigário Silva, 309, 3° piso, no mesmo prédio do SINE Municipal de Uberaba. 
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar