WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

24/02/2018 - Sedec recebe Comitiva de Santa Luzia para conhecer sobre municipalização dos DI's

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec) recebeu em Uberaba, nesta sexta-feira, comitiva da Prefeitura de Santa Luzia – MG. Entre os presentes, o secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade mineira, Russlan Abadjieff, o superintendente David Júnior, a secretária de Meio Ambiente e interina de Desenvolvimento Urbano, Maria da Glória Pinheiro, e o secretário de Finanças, Carlos Orzil. O objetivo principal da visita foi conhecer as diretrizes de Uberaba no processo de municipalização dos Distritos Industriais, e conhecer a Sala do Empreendedor e o Sine.

De acordo com a secretária adjunta da Sedec e diretora de Turismo, Anne Roy Nóbrega, a municipalização dos distritos e as leis de incentivos de Uberaba são citadas frequentemente, inclusive pela própria Codemig, como exemplo. “Além de ter municipalizado os distritos de forma pioneira, aperfeiçoamos o instrumento de doação das áreas e consequentemente conseguimos atrair muitas empresas. Então as cidades mineiras têm entrado em contato conosco e vindo à cidade para conhecer este processo e pegar nossos conselhos, ver como a gente desenvolveu esta questão”, explica ela.

Na reunião com a comitiva de Santa Luzia, Anne falou sobre todo o processo envolvido na municipalização, bem como as leis de incentivo às empresas e as políticas públicas implementadas. No período da tarde, a equipe visitou o Sine e Sala do Empreendedor. “Estes também são exemplos no Estado e despertam o interesse em conhecer, e é muito mais positivo ter uma região forte do que um município isolado. Gostamos de inspirar ações semelhantes e estamos abertos a passar todas as informações sobre nosso caminho. É gratificante ver que os municípios estão interessados em nos visitar, em trocar conhecimento, e isso mostra que nosso trabalho é exemplo e consolida uma ação bem realizada”.

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Santa Luzia, Russlan Abadjieff, explicou que a cidade está com projeto de entrar na revitalização dos distritos junto à Fiemg e a Codemig. “Este é um projeto que Uberaba é pioneira no assunto. Nos interessou muito este contato direto, e viemos em uma comitiva para integrar esse conhecimento a todas a secretarias já envolvidas. Não queremos reinventar a roda. Se já temos bons exemplos a seguir, como é o caso de Uberaba, nada melhor que seguir este sucesso”.

David Júnior, superintendente de Desenvolvimento Econômico de Santa Luzia, destacou também que é objetivo dentro do projeto a criação do Conselho Municipal do Desenvolvimento Econômico. “Nossa intenção foi observar aqui em Uberaba tudo que o município fez, e copiar, no melhor sentido deste termo. Já temos em Santa Luzia a Sala do Empreendedor, e nosso Sine foi suspenso há alguns anos. Mas em função da implantação dessa possível municipalização dos distritos, temos expectativa de novas gerações de emprego e precisamos ter controle sobre isso. A retomada da agência do Sine, dentro desse conceito, vai ao encontro do nosso objetivo. Ficamos muito felizes em ter essa oportunidade de ter o apoio de Uberaba, que nos recebeu com muita gentileza”. 

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar