WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

17/02/2018 - Prefeitura incentiva criação de um Polo de Biocombustível em Uberaba

Em desdobramento do Fórum de Biocombustível ocorrido em dezembro, o prefeito Paulo Piau, juntamente com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, Secretário de Agronegócio, Luís Carlos Saad, Secretário de Meio Ambiente, Carlos Messias e a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, receberam hoje os representantes da Renewco – Produtos Químicos Renováveis LTDA, quando trataram da perspectiva de mercado de Uberaba para biocombustível, bem como tecnologia existente para o segmento envolvendo bioprocessamento e biorefino, entre outras questões.

Mike Lu, diretor de Projetos Estratégicos da Renewco, destacou que a empresa foi criada pela união da Nanum e Curcas, como integradora industrial de cadeias regionais, desenvolvendo soluções “turn-Key” de conversão de biomassa em biocombustíveis e renováveis, com vistas ao movimento global de descarbonização da economia mundial, e contribuição para o atendimento das medas da NDC Brasil, no Acordo de Paris (COP21-2015).

Ele ainda afirmou que Uberaba oferece grandes oportunidades de negócio neste segmento, visto que a cidade é produtora de soja, que é matéria prima. Também citou o grande entroncamento rodo-ferroviário da cidade e, futuramente, o aeroporto de cargas. Áreas que podem utilizar o Bio-óleo, Gás de Síntese, Bio-Carvão, Diesel Verde e Bioquerosene de Aviação.

Dentro do projeto podem ser agregadas cooperativas de produtores, de coleta seletiva, grandes produtores, agricultura familiar, bem como o envolvimento de empresas como a VLI, instituições com a Embrapa, ABCZ, FAZU entre outros.

O Prefeito Paulo Piau, avaliou a apresentação como positiva, pois é um segmento em franco crescimento e que trata de um tema abordado em todo o mundo, que é a redução de emissão de gases Efeito Estufa do segmento de transporte, atua no reflorestamento com oleoginosas nativas, apresenta uma economia circular, pode criar uma Plataforma Integrada de Biorefino, bem como a implantação do Polo de Oleoquímica.  O secretário José Renato destacou a importância desta discussão, no sentido de fomentar uma cadeia produtiva, que atue com sustentabilidade e com foco na geração de emprego e renda e com possibilidade de criar um grande Polo de Biocombustível na cidade.

Os secretários Carlos Saad (Sagri) e Carlos Messias (Semam), dentro das suas respectivas áreas vão participar do grupo de trabalho que será formado para apresentação destas oportunidades de negócio aos órgãos, empresários e instituições interessadas ligadas ao setor. Na tarde de hoje, também aconteceu reunião com representantes da Certrin e de outras instituições convidadas.

Jorn. Keila Riceto

Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar