WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

31/01/2018 - Conselho do Turismo realiza primeira reunião de 2018 com posse da nova presidência

O Conselho Municipal de Turismo (Comtur) realizou, na manhã desta terça-feira (30), sua primeira reunião ordinária do ano, validando as ações de 2017 e traçando ações e prioridades no plano de trabalho de 2018. Também em pauta, houve posse simbólica do novo presidente do Conselho, Alex Sandro Souza de Oliveira, que representa o Centro de Informações do Turismo Rural de Uberaba (Citur) e o Sindicato dos Produtores Rurais.

O grupo do Comtur, que une representantes de várias instituições e sociedade civil, iniciou o encontro com a leitura da última ata e também apresentou informações sobre a plataforma e a captação de dados para o Inventário da Oferta Turística (Invtur).

Também na pauta, o empresário André Kazeoka, do ramo de artigos de pesca, trouxe informações sobre o curso de capacitação de Pesca Esportiva, que será realizado em abril com Nelson Nakamura. “A proposta é trazer Nelson Nakamura para formar pescadores em Uberaba, e serão duas turmas no curso em abril. Temos muito potencial nesta região e não podemos perder espaço. Temos estrutura para receber o turista, locais de pesca excelentes no Rio Grande e com muito peixe”, explicou André Kazeoka. As inscrições ainda estão abertas e informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 99981-9022.

A secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Anne Roy Nóbrega, relembrou ações de sucesso que movimentaram o Turismo de Pesca Esportiva, reforçando que a visão do município já reflete resultados e tem atraído a atenção para o potencial turístico da pesca. Além disso, ela abordou no encontro a divulgação e apresentação do projeto “Carnaval Uberaba – 4ª Edição”, que será realizado com o apoio do Ministério do Turismo visando o fomento de turismo na região e a movimentação econômica.

Anne também falou sobre informações de planejamento do Guia Turístico e do plano de trabalho 2018, priorizando e distribuindo tarefas e pontuando os avanços. Também na pauta, sobre informações do Fundo Municipal de Turismo e o projeto do Geoparque, que contou com a presença do paleoartista Rodolfo Nogueira, responsável pela elaboração do conceito da logo do projeto.

Vale lembrar que o Conselho Municipal de Turismo é órgão consultivo, deliberativo, normativo vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e de instituições representativas dos diversos setores que compõem o segmento de turismo que tem por objetivo formular a Política Municipal de Turismo, visando criar condições para o incremento e o desenvolvimento da atividade turística do Município. Seu principal objetivo é orientar, promover e desenvolver o turismo em Uberaba.

De acordo com o novo presidente do Comtur, Alex Sandro de Oliveira, o conselho é proativo e possui uma dinâmica que tem sido positiva. “Temos hoje um grupo mais técnico, estratégico e organizado, e estamos pensando no futuro criando um planejamento integrado. As pessoas estão olhando para o Comtur e vendo que ele é uma mistura de poder público, iniciativa privada e entidades, e quando se discute turismo estamos falando de uma tríplice visão. Estamos alinhados com o que Uberaba precisa para desenvolver o turismo”, destacou Alex.

Já Anne Roy reforçou que o trabalho do Comtur tem sido muito elogiado e o retorno do setor tem sido positivo na participação do sindicato da categoria. “Os empresários estão vendo que há realmente uma atuação positiva, por isso o interesse e a participação crescem. A movimentação nos pontos turísticos está se destacando, bem como a evolução no projeto do Geoparque. Começamos 2018 continuando o plano de trabalho e com novos desafios a conquistar”, pontuou a secretária adjunta da Sedec.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar