WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

FETI

04/01/2018 - Famílias “dormem” na Feti para garantir senhas que permitem inscrições de adolescentes em cursos profissionalizantes

Cerca de 700 pessoas compareceram na sede da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) de Uberaba para terem acesso às senhas que dão direito a inscrição nos cursos oferecidos pelo Departamento de Iniciação Profissional para adolescentes de 14 a 16 anos de idade.

Já na tarde de terça-feira (02), familiares e adolescentes começaram a chegar ao local e formaram uma fila, dispostos a passarem a noite na calçada. As 336 senhas só começariam a ser distribuídas, por ordem de chegada, às 8h de quarta-feira (03).

Sem sucesso, os servidores da Feti tentaram convencer as pessoas a irem para casa e retornar no dia seguinte.

Ao anoitecer, e começando a chover o presidente da Feti, professor Eduardo Callegari, retornou à sede da entidade e determinou que as portas fossem abertas e que todos os que estavam na fila se abrigassem no interior do prédio. Ao mesmo tempo acionou a Guarda Municipal para dar segurança às pessoas, em sua grande maioria mães e adolescentes.

Ainda na noite de terça-feira, ele divulgou comunicado sobre a situação nas redes sociais (segue íntegra da nota no final do texto).

AS SENHAS E OS CURSOS

Das pessoas que compareceram na Feti, mais de 360 foram colocadas na lista de espera, para o caso de acontecer desistência. Ao todo foram distribuídas 336 senhas para 112 vagas, para quatro turmas no período matutino e 224 vagas para oito turmas no período vespertino. Cada turma terá 28 alunos.

Os cursos são gratuitos e vão acontecer entre os dias 05/02/2018 a 13/07/2018, das 7h15 às 11h15, e das 13h às 17h. As aulas serão ministradas duas vezes por semana, e ao final do período, os adolescentes terão concluído quatro cursos: Tecnologia das Informações e Comunicações nas Empresas; Gestão de Pessoal; Gestão Empresarial e Liderança; e Empreendedorismo e Mercado de Trabalho.

De acordo com as senhas recebidas dia 03/01, as inscrições são feitas entre os dias 04/01 e 09/01. Importante lembrar que, por si só, os cursos são importantes para o currículo dos jovens, mas, além disso, para quem pretende se candidatar a vaga no Departamento do Bem-Estar do Menor (Probem), é preciso fazer todos eles. É através do Probem que os jovens são encaminhados para o trabalho de menor aprendiz.

A Feti fica localizada na rua Equador, 49, bairro Fabrício, e atende das 7h às 18h. O telefone é 3338-6689. 

INSCRIÇÕES NOS POLOS

Inscrições nos cursos oferecidos pelo Departamento de Iniciação Profissional para adolescentes de 14 a 16 anos de idade ainda podem ser realizadas nos quatro polos parceiros da Fundação de Ensino Técnico Intensivo.

No Centro de Referência da Assistência Social – “Cras Luci Caixeta da Silva” - as inscrições acontecem dia 04/01/2018, a partir das 8h. Local fica na avenida José Valim de Melo, 2.635 – Chica Ferreira e o telefone é 3316-1012.

Já o Centro Municipal de Educação Avançada – “Cemea Abadia” – faz inscrições dias 04/01 e 05/01, das 7h às 18h. Cemea fica localizado na avenida Orlando Rodrigues da Cunha, 3.317, e o telefone é 3317-2246.

Também serão feitas inscrições dias 18/01 e 19/01 – a partir das 8h – na Casa do Menino, localizada na avenida Nenê Sabino, 160, bairro Olinda. Telefone: 3313-7863.

A Casa do Menor fará inscrições dias 1º/02 e 02/02, a partir das 8h. Entidade fica na avenida Nossa Senhora do Desterro, 545, Jardim Esplanada, e o telefone é 3315-0011.

Para a inscrição os adolescentes precisam estar acompanhados pelos responsáveis. Têm que estar cursando no mínimo o 8º ano (antiga 7ª série) do ensino fundamental, e ter 14 anos completos e no máximo 17 anos e 11 meses. Documentos necessários: xerox do RG ou certidão de nascimento; CPF; xerox de comprovante de residência atual; duas fotos 3x4; declaração escolar atual.

COMUNICADO

Eduardo Callegari

Presidente da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti)

Servidores da Fundação de Ensino Técnico Intensivo (Feti) foram surpreendidos nesta terça-feira, 02/01/2018, com uma fila na porta da entidade, formada por familiares e/ou adolescentes que aguardavam a distribuição de senhas para a inscrição em cursos profissionalizantes.

Informo que:

1 – As senhas só começarão a ser distribuídas a partir das 8h de quarta-feira, dia 03/01/208, e a data e horário foram amplamente divulgados

2 – A distribuição das 336 senhas será feita por ordem de chegada, e a exemplo do que já aconteceu em outra oportunidade, mesmo quem não conseguir uma das senhas será atendido e terá o nome e endereço devidamente anotados para o caso de haver desistências

3 - Num primeiro contato com as pessoas que estavam na fila foi sugerido que retornassem para suas residências e voltassem na quarta-feira

4 – Mais tarde, já noite de chuva, percebendo que a sugestão não seria acatada, voltei à sede da Feti e orientei para que as pessoas se abrigassem no interior do prédio

5 – Preocupado com a segurança das pessoas – em sua maioria mães ou adolescentes - eu solicitei apoio logístico para o local

6 – Lamento a situação e fico sensibilizado em testemunhar a ansiedade e angústia das famílias em ver seus filhos encaminhados, e lembro que as senhas a serem distribuídas nesta quarta-feira, 03/01, são para os adolescentes de 14 a 16 anos de idade se inscreverem nos quatro cursos oferecidos pelo Departamento de Iniciação Profissional da Feti

7 – Os cursos por si só são muito importantes para o currículo dos jovens, mas não garantem o acesso a trabalho de menor aprendiz, uma vez que o processo ainda incluirá, após a conclusão dos cursos, uma formação especial no Departamento do Bem-Estar do Menor (Probem)

8 – As vagas para menor aprendiz dependem da oferta das empresas

9 – Estou, desde o início de minha gestão à frente da Feti, procurando parcerias públicas e privadas para que as vagas de trabalho para menor aprendiz se ampliem. Já conseguimos um avanço significativo, mas ainda temos uma demanda muito grande de jovens à espera de uma oportunidade

10 – Ao longo de 2017 foram 520 vagas e esperamos que 2018 seja ainda melhor

Que Deus nos abençoe.

Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: FETI



Voltar