WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

30/12/2017 - Codemig e PMU visitam área da UFN-5 no DI-III

Dando continuidade ao trabalho para evitar a venda “fatiada” do projeto da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados – UFN5 (Planta de Amônia) da Petrobras, o grupo de trabalho, formado pela Codemig, Prefeitura de Uberaba e Petrobras, visitaram ontem a área onde foi iniciada a obra no Distrito Industrial III. O presidente da Codemig, Marco Antônio Castelo Branco, acompanhado do prefeito Paulo Piau e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, juntamente com técnicos avaliaram toda a parte técnica, estruturas, entre outros.

“Vencemos uma etapa deste trabalho. Vimos que ali tem muito dinheiro, seja em área, fundação, terraplenagem, equipamento e etc. E agora a Codemig passa a ter mais conhecimento para propor a Petrobras um modelo de negócio. Temos que ficar vigilantes para a proposta da Codemig e também da Petrobras, no sentido de darmos andamento ao projeto”, afirmou Piau.

Dados específicos sobre o que foi observado no local, conforme lembra o secretário José Renato, não podem ser divulgados, visto acordo de confidencialidade, assinado entre a Codemig, Prefeitura de Uberaba e Petrobras. “Mas, é importante dizer que a Petrobras está cumprindo sua parte e o grupo de trabalho está empenhado em fazer o que lhe compete. Agora é dar prosseguimento a uma proposta e sabemos que a Codemig está atenta e empenhada nisso”, disse.

Ainda de acordo com o prefeito, o que pode auxiliar ainda mais o projeto, diz respeito ao gasoduto. “Está havendo um novo olhar sobre a presença do gás. E o Governo do Estado, por meio da Codemig, tem consciência que o gás tem que chegar aqui no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. E é esta conjuntura que estamos esperando aí para os próximos dias”.

Piau também lembrou que a mobilização dos prefeitos do norte de São Paulo (Igarapava, Aramina, Ituverava, São Joaquim da Barra e Guará), tem dado resultado, visto que ele e também o próprio secretário José Renato já participaram de reuniões cujo tema foi o gasoduto que sai de Ribeirão Preto e pode passar pelas cidades paulistas até chegar a Minas Gerais.

“Os prefeitos paulistas e o secretário José Renato estiveram com os secretários de Estado de Agricultura de São Paulo, Arnaldo Jardim e de Energia e Mineração, João Carlos Meireles, e foi um avanço. E devemos estar em São Paulo com o governador Geraldo Alckmin em breve e já passamos esta informação ao presidente da Codemig. E isso aproxima os dois governos. Desta forma as coisas caminham e as decisões que forem tomadas agora serão no rumo para o gasoduto chegar aqui e também para salvar a planta de amônia. Tem mercado. São mais de 100 carretas por dia que vem do Porto de Santos para Uberaba. Então tem todo um jogo comercial de interesse por traz disto tudo, sabemos. Mas a racionalização é produzir amônia aqui, onde ela é consumida”, finalizou.

Jorn. Keila Riceto

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar