WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

26/12/2017 - Sedest orienta motoristas, principalmente os que não sairão em viagem neste fim de ano

 

A Secretaria de Defesa Social, Trânsito e Transporte (Sedest), por meio da seção de Educação no Trânsito, orienta aos motoristas sobre os cuidados durante os dias que antecedem a festa de Reveillon, visto que muitas pessoas não viajam, e também precisam ficar atentas. De acordo com o chefe da seção, Hélio Reis dos Santos, quem não se desloca para outras cidades deve também ter atenção às regras do trânsito. “Nesse período, as pessoas acreditam que a cidade fica mais vazia e acaba desrespeitando as leis de trânsito, principalmente nos trajetos mais curtos, como ir à padaria ou ao supermercado”, diz.

Para ele, o perigo é maior quando sai com calçado aberto, como o chinelo, ou quando se esquece de colocar o cinto, principalmente no banco de trás. Outra preocupação dele é que, como a cidade fica aparentemente mais vazia, a tendência do motorista com a pressa, é de se esquecer ou acreditar que nada de mais grave poderá acontecer.

Durante o fim de semana que antecede a festa da virada do ano, a bebida e a ressaca são os principais fatores de acidentes graves, já que as pessoas ficam vulneráveis quando se encontram nesse estado. “É preciso muita responsabilidade quando for beber e deixar a direção para o amigo ou familiar que esteja em condições de pegar o volante”. Uma alternativa é também se deslocar com transporte alternativo ou taxi. Hélio também alerta para as compras de fim de ano, pois o melhor é colocar os itens no porta-malas. Em caso de acidente, as garrafas e outros objetos cortantes podem ferir os passageiros se estiverem soltos dentro do veículo.

Já para os motociclistas, Hélio aconselha sempre usar a jugular (fivela que prende o capacete ao queixo). “Esse simples ato salva vidas, porque durante uma queda, evita do equipamento de segurança sair da cabeça. Já vimos muitos óbitos por falta de fechar a jugular”, comenta. Usar a viseira sempre abaixada ou os óculos de proteção é outra recomendação, pois um mosquito ou uma pedra pode desnortear o motociclista. O farol ligado e as roupas claras também são aconselhados.

Já para quem vai sair em viagem, a manutenção e revisão do veículo são fundamentais. “Outra boa dica é planejar a viagem com antecedência, ver o trajeto, qual estrada é a mais adequada, para não ficar na dúvida e cometer erros graves nas estradas. Hélio também comenta sobre respeitar a velocidade da via e a distância de um veículo para outro. “Assim como as compras, as malas também precisam estar bem acomodadas no carro, evitando gravidades em caso de acidente. “As leis de trânsito são claras e cumpri-las é a melhor maneira de se fazer uma viagem tranquila” finaliza.

Monica Cussi

Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar