WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

20/12/2017 - Prefeitura participa de seminário que destacou potencial da energia fotovoltaica

O prefeito Paulo Piau e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, estiveram presentes no I Seminário Fotovoltaico, realizado na manhã desta quarta-feira (20) na Fiemg. O evento, realizado pelas empresas FockInk, Canadian Solar e ABB, com apoio da PMU, Fiemg e Sindicato Rural de Uberaba, falou sobre a necessidade de expandir as fontes geradoras de energia e reuniu autoridades municipais, representantes de instituições e indústrias, produtores rurais e demais interessados no assunto.

O gerente de vendas de energia da FockInk, Jackson Drean, esclareceu que uma das principais vantagens do uso do potencial solar para a geração de energia é a grande redução de seus custos. “A economia pode chegar a até 80%, que é um valor importante. O sistema ainda não está tão disseminado no Brasil, e a estimativa é que apenas 2% da indústria já aderiu a estes sistemas”, explicou ele.

No campo, que é um dos mercados potenciais de Uberaba, a energia fotovoltaica pode reduzir custos. “Além disso, a região tem um dos pontos mais fortes de radiação do Brasil, e é preciso aproveitar este potencial. Comparando o Brasil com a Alemanha, o menor índice de radiação que é em Florianópolis, é duas vezes maior que o maior índice da Alemanha. Então temos que aproveitar esta energia e implantar sistemas que gerem benefícios para o nosso país”, revelou Drean.

O prefeito Paulo Piau pontuou que o país e a região estão atrasados neste sentido e que é preciso acelerar o passo dentro das opções de energia sustentável. “São caminhos para a gente estruturar o Brasil para o futuro. No Brasil temos duas regiões com potenciais de destaque para a energia fotovoltaica, que é o norte de Minas e o Triângulo Mineiro, baseado na inclinação dos raios solares. Então estamos em uma região de maior potencial do país para isso. Uberaba evidentemente é uma cidade inovadora e com certeza nossa expectativa é aprimorar e avançar”.

Já José Renato Gomes declarou que um evento como este traz grandes informações e conhecimentos, além de despertar o empresário para este segmento de potencial energético. “Este seminário desperta não só os empresários, mas também a população que pode ter essa energia nas próprias residências. A Prefeitura também pode ser uma grande parceira e o prefeito já determinou um estudo, pois sem dúvida queremos avançar e economizar. Este é um segmento que o empresário deve olhar de uma maneira eficiente e dedicada, pois a energia é uma matéria prima necessária, e caindo seu custo também haverá reflexo na produção e nos custos finais”.

O presidente da Fiemg, Altamir Roso, também esteve presente no evento e destacou que com as informações apresentadas Uberaba pode sair na frente. “Esse é o fator importante. A Fiemg hoje, através de seus vários órgãos, trabalha em tudo que se tem inovação, e por isso damos todo o incentivo. Temos alguns setores, inclusive, que trabalham com pesquisas de inovação, e entendemos que trabalhar a energia renovável é também uma obrigação do Sistema Fiemg”.

A iniciativa do evento contou com o apoio do presidente da Câmara de Comércio Brasil África, Sinfrônio Júnior, que lembrou que o Brasil passa hoje por uma crise hídrica, bem como há uma escassez de água no mundo todo. “Uma das maiores preocupações da Unesco é com a questão da água, que é essencial ao homem para viver. Se nós transformarmos nossa potencialidade solar em energia, vamos reduzir significativamente o consumo de água e isso vai fazer com que o mundo viva melhor. É um recurso natural, uma energia limpa, barata e renovável”, destacou ele.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar