WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

15/12/2017 - Anuário U+20 é apresentado com painel de debates e participação positiva da comunidade

A cerimônia deu posse aos representantes do Conselho da Cidade de Uberaba, e autoridades e públicos presentes destacaram que a ação é histórica 

 

A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizou nesta quinta-feira (14) a cerimônia de posse dos representantes do Conselho da Cidade de Uberaba, além de apresentar oficialmente o Anuário U+20, “Visão Uberaba 2037”, e promover um painel para debater e ouvir a comunidade. O evento aconteceu no Anfiteatro do Centro de Educação e Tecnologia Ambiental (CETA), no Parque Tecnológico de Uberaba e estiveram presentes o prefeito Paulo Piau, o vice-prefeito, João Gilberto Ripposati e secretários municipais, além de diversas autoridades do poder público, vereadores, empresários, representantes de universidades, entidades e instituições municipais e sociedade civil organizada.

O prefeito Paulo Piau falou aos presentes sobre o papel das secretarias e autarquias da Prefeitura, além de reforçar a importância de envolver, para a construção do U+20, representantes do poder público, universidades, empresas e comunidade. Segundo ele, pensar e ter visão sobre o futuro é o caminho da evolução.

“Hoje tivemos aqui a posse do Conselho da Cidade. São 25 membros da academia, 25 de empresas, 25 da comunidade e 25 membros do poder público. Foi uma reunião riquíssima, coincidindo nosso planejamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Nós temos que estar sintonizados pensando no futuro e sugestões maravilhosas surgiram do debate proposto. O importante é que todos saibam que em 2037 queremos uma cidade melhor. Pensar 20 anos é traçar nortes seguros para que os cidadãos possam sonhar e ter oportunidades para o futuro” afirma Piau.

Para a posse do Conselho, o documento foi assinado pelo prefeito, pelo professor Dr. André Fernandes, representando a academia, o presidente da CDL Fúlvio Ferreira, representando as empresas, Marco Túlio Paolinelli, da Agronelli, representando a sociedade civil organizada, e o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Informática de Uberaba em Uberaba (Codiub), Luiz Eduardo Cunha Peppe, representando o Governo.

Todos eles, além da professora Núbia Ferreira e de Alceu Vieira, do Sicoob, participaram também de um painel de debates sobre a importância do U+20, com participação da comunidade e conselheiros presentes. As sugestões também serão levadas à continuação das discussões, para as futuras atualizações do documento do U+20. Em suas falas, os participantes destacaram os trabalhos já realizados e novas sugestões, parabenizando a iniciativa considerada histórica para o município.

O vice-prefeito João Gilberto Ripposati declarou que o U+20 é uma porta aberta para a cidadania. “É uma nova forma de ver Uberaba para hoje e para o futuro, uma construção cidadã, e acreditamos nesta proposta para associar o conhecimento com a participação popular e as propostas de todos os segmentos para um planejamento que fortalecerá nossa cidade”.

Anuário U+20 – O documento elaborado a partir de todos os dados levantados pela equipe de trabalho foi apresentado ao público, na manhã desta quinta, em forma de um Anuário que será disponibilizado a todos em formato digital, e posteriormente também de forma impressa. A coordenadora executiva do U+20 e gestora do Parque Tecnológico, Raquel Rezende, pontuou em sua apresentação os eixos de propostas e as diretrizes que devem direcionar as ações futuras de planejamento para Uberaba.

Raquel destacou, além disso, que o Anuário do U+20 é um documento vivo e dinâmico, pois será revisitado todos os anos para se manter constantemente atualizado. “A primeira versão do documento é o resultado que nós buscávamos ao longo dos últimos meses. Temos o norte que a comunidade colocou como seus desejos, sugestões e diretrizes, em uma visão de Uberaba para 2037. Este é apenas o início de um trabalho que não para por aqui. A segunda versão terá como referência principal o cumprimento dos objetivos da ONU”.

Sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela ONU, a temática foi apresentada pela professora, economista e administradora Núbia Ferreira, que falou sobre indicadores e a importância de agregar os objetivos ao planejamento de Uberaba com a visão do futuro. “O trabalho de conciliar o U+20 aos objetivos da ONU deverá ser feito a várias mãos e quem sairá ganhando é a cidade, pois estamos no caminho certo. Agora é preciso alinhar as metas, as diretrizes e os indicadores, e nós estamos avançando enormemente neste trabalho”.

Segundo Núbia Ferreira, o desenvolvimento hoje é pautado nas questões econômicas, sociais e ambientais, ou seja, um desenvolvimento sustentável. “Uma cidade tem que ser pensada para o futuro, olhando para o passado para fazer melhor adiante. E não adianta fazer propostas que não poderão ser realizadas, mas sim propor, executar e avaliar se os objetivos foram atingidos”.

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar