WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

11/12/2017 - G70 aprova criação da Agência Regional de Desenvolvimento

Projeto Intervales é apresentado aos prefeitos e trará desenvolvimento econômico para a região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba

 

Nesta sexta-feira, o prefeito Paulo Piau recepcionou prefeitos da região no segundo encontro do G70, Grupo de Prefeitos do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. Na pauta, a história da região, o balanço das demandas desde a primeira reunião do G70 em 2016, a apresentação do formato da Agência Regional de Desenvolvimento e do projeto Intervales, que colocará o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba em destaque no mapa mundial.

 

“Eu tenho um sonho, e tenho a certeza de ser o sonho de todos aqui presentes, que é colocar nossa região no mapa do mundo, no sentido de sermos reconhecidos pelo nosso potencial. Temos que pensar grande, sendo nossa, dos prefeitos, a responsabilidade”, declara o prefeito Paulo Piau. 

 

Após apresentação do Sebrae, parceiro da Prefeitura de Uberaba, do projeto da Agência Regional de Desenvolvimento, os prefeitos presentes fizeram uma votação e por unanimidade foi aprovado o formato da Agência Regional, que a partir de agora segue nos estudos e trabalhos de criação.

 

“O mais importante do evento foi à aprovação da criação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico, por unanimidade. O que importa é fortalecer a região como um todo, sobretudo alavancar os pequenos municípios para que eles cresçam, porque isso é muito bom inclusive para os grandes municípios. O Sebrae vai nos ajudar para termos uma agência auto sustentável que não depende de dinheiro das prefeituras. É na crise que você tem que achar os caminhos para poder fortalecer a nação como um todo”, frisa Piau.

 

William Rodrigues de Brito, gerente do Sebrae Regional Uberaba explica que a Agência é um modelo de governança, sendo um modelo regional, uma proposta viável. “É como se fosse uma prefeitura regional, vamos dizer assim. Mas ela participação de entes públicos, privados, órgãos não governamentais, instituições financeiras, as próprias empresas do Sistema S, então é uma possibilidade real. Importante que os municípios se organizem para pensar geração de emprego, abertura de novas empresas, novas oportunidades para a região. Se os prefeitos entenderem que eles deram um passo positivo para que os estudos continuem, vai ser mais fácil, inclusive para os municípios menores.”

 

O Projeto Intervales (Logística Integrada da União dos Vales) tem a integração entre rodovias e ferrovias, e ainda incluirá o projeto do Aeroporto Internacional de Cargas e Passageiros completando o ciclo de desenvolvimento e oportunidade de negócios estratégico para todo país. Desta forma nasce uma nova região empresarial, com parâmetros urbanísticos e de zoneamento, se tornando o maior polo logístico do país.

 

“O Projeto Intervales é um projeto de Uberaba, audacioso, e o que nos une nesse projeto é o Aeroporto Internacional, oportunidade única de Minas Gerais. Hoje já temos a outorga pela Secretaria Nacional de Aviação Civil, para iniciar os estudos, pois Minas Gerais só tem um aeroporto, que é o de Confins, esse é bem estruturado e, portanto, nosso Estado tem a oportunidade de ter o seu segundo aeroporto estruturado. Aqui a área comporta um aeroporto com pista acima de 3 mil metros e portanto para atender passageiros e carga, então não podemos deixar que outros estados tomem a iniciativa. Como é a iniciativa privada que vai colocar o dinheiro, importa que o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba tenha essa infraestrutura, nós já temos boas estradas, ferrovias e falta realmente o aeroporto” ressalta Paulo Piau.

 

Ana Paula Neves

Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar