WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

22/11/2017 - Sala do Empreendedor é modelo para a implantação da Sala Mineira no estado

Sedec recebe municípios mineiros para conhecerem o trabalho da Sala do Empreendedor

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedec), José Renato Gomes, a secretária adjunta Anne Roy Nóbrega e o gerente da Sala do Empreendedor, Elder Árcega, estiveram nesta terça-feira junto à equipe do Sebrae, agentes de desenvolvimento de 12 municípios mineiros da região central do estado, que vieram a Uberaba para conhecer a Sala do Empreendedor. O projeto, pioneiro e premiado, é uma referência para a implantação da Sala Mineira do Empreendedor em diversos municípios. Estiveram presentes representantes de Pompéu, Belo Horizonte, Capim Branco, Mariana, Curvelo, Betim, Vespasiano, Ribeirão das Neves, Conceição do Mato Dentro, Nova Lima, Contagem e Juatuba.

No encontro, a Sedec apresentou aos presentes a história da Sala do Empreendedor de Uberaba, e esclareceram sobre o funcionamento, atendimento, serviços oferecidos e metodologias de trabalho. Além disso, a equipe também trocou experiências sobre parcerias e resultados do trabalho.

Modelo reconhecido e premiado por meio do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor em 2016, a Sala do Empreendedor alcançou 96,59% de excelência no atendimento ao público, de acordo com pesquisa de satisfação no atendimento realizada entre janeiro e julho de 2017. De dezembro de 2014 a julho de 2017, a Sala do Empreendedor realizou 16.427 atendimentos.

Outra conquista é que, entre maio de 2016 e julho de 2017, 123 ambulantes já foram regulamentados no município, por meio de recente legislação que também gerou interesse de diversos municípios. Além disso, foram mais de 1200 empreendedores certificados nos cursos oferecidos gratuitamente entre dezembro de 2014 e julho de 2017, e no mesmo período 77,95% dos cursos foram avaliados como excelentes.

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes pontuou que o reconhecimento e a busca de informações pelos municípios mineiros é uma importante realização para Uberaba. “A Sala do Empreendedor é um local onde procuramos desburocratizar a ação de todos os micro e pequenos empreendedores, que procuram agilidade. E ficamos muito felizes porque o Estado está criando a Sala Mineira do Empreendedor. Nosso modelo, criado pelo prefeito Paulo Piau, virou modelo no Estado, que no próximo mês vai receber em Belo Horizonte 150 prefeituras que fizeram adesão ao projeto”, revela o secretário.

José Renato destacou, ainda, que Uberaba está exportando conhecimento e suas experiências. “Trabalhamos firmemente para que Uberaba desenvolvesse este projeto e para que desse certo. Por isso parabenizamos a equipe, a Prefeitura e toda Uberaba. Foi com muito trabalho que a Sala do Empreendedor foi criada, pois ela não veio como um modelo já pronto. O prefeito Paulo Piau sempre colocou em seu programa de governo o atendimento a micro e pequenas empresas, que nós tratamos com muito respeito e dedicação”.

Para o gerente da Sala do Empreendedor, Elder Árcega, receber os representantes dos municípios é um reconhecimento do trabalho e da visão que o município tem de empreendedorismo. “Não atoa o prefeito já ganhou três vezes o prêmio de Prefeito Empreendedor. Os municípios estão aderindo ao projeto do Estado e iniciando suas Salas do Empreendedor, e por isso acabam se deslocando para conhecer modelos. E é um privilégio para a Sala do Empreendedor de Uberaba ser modelo do estado”.

O analista do Sebrae Belo Horizonte, Renato Lana, participou da visita a Uberaba e destacou o objetivo de mostrar aos municípios da região central do estado as boas práticas que existem em Uberaba. “Vimos principalmente a mudança de paradigmas de deixar simplesmente de prestar um serviço, mas enxergar a sala mineira e todos os serviços públicos como uma forma de aproximar e humanizar o atendimento para toda a comunidade empresarial e empreendedora de Uberaba”, ressaltou o analista.

O gerente da regional Triângulo do Sebrae, William Rodrigues de Brito, destacou que é um privilégio ter uma bela parceria entre Sebrae e o município, através da Sala do Empreendedor. “Receber comitivas de outras regiões na nossa cidade mostra que estamos trilhando o caminho certo. Essa experiência facilita a vida do empreendedor e do empresário, e a Sala do Empreendedor de Uberaba quebra a lógica do atendimento ruim, porque na verdade ela facilita a vida do empresário. Receber os colegas aqui mostra que temos experiências para oferecer, bem como poderemos aprender com eles as atividades que desenvolvem. Isso gera uma energia positiva em todo o sistema mineiro”.

Uma das participantes foi a assessora de Modernização da Gestão, Milla Fernandes Ribeiro Tangari, da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão da Prefeitura de Belo Horizonte. “A gente veio nesta missão técnica conhecer a Sala do Empreendedor de Uberaba, que é uma referência e um modelo premiado, justamente para buscar o melhor meio de implantar em Belo Horizonte. Queremos atender nossa demanda com a maior qualidade e a inteligência na aplicação dos serviços, como está sendo aplicado aqui na Sala Mineira de Uberaba”.
 
Luiza Carvalho – Jornalista
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar