WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

30/09/2017 - Dia D ofereceu mais de 40 vagas a deficientes e beneficiários reabilitados do INSS

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio do Sistema Nacional de Emprego – SINE Municipal, realizou nesta sexta-feira (29) o Dia D de Inclusão Social e Profissional das pessoas com Deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS ao mercado de trabalho. O evento, que em Uberaba aconteceu no anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura, foi realizado pelo 4º ano consecutivo em todo o Brasil.
 
O objetivo da ação foi de promover a integração entre as pessoas portadoras do PCD – Pessoas com deficiência e os reabilitados do INSS junto às empresas da cidade, criando oportunidades para que elas possam ocupar os postos de trabalho dentro das empresas, conforme o que está assegurado por lei. O evento contou com a parceria do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência – Conade, o INSS, a Secretaria de Governo da Presidência da República e os Ministérios do Desenvolvimento Social, da Saúde, do Trabalho e dos Direitos Humanos.
 
Presente na abertura do evento, o prefeito Paulo Piau evidenciou que Uberaba está buscando o cumprimento da lei que garante os direitos dos deficientes, e agradeceu as empresas que se colocaram à disposição com a oferta de vagas. “Também destaco a participação de todo o público presente, portadores de deficiência e reabilitados do INSS, pela disposição e coragem de cada um por estar buscando as oportunidades”, enfatizou o prefeito.

 

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, observou que a cada edição o Dia D cresce. “É uma grande satisfação fazer esse evento e temos que pensar que não é só no Dia D que vamos trabalhar para recolocar essa mão de obra a serviço da comunidade. Temos que fazer isso todos os dias. Este é um dia muito importante porque realmente desperta em todas as empresas e nos cidadãos a importância dessa mão de obra que é tão importante para a cidade”.

 

De acordo com o coordenador do Sine Municipal, Elder Árcega, foram cerca de 44 vagas disponíveis ao público presente. “Essa é uma ação que visa incluir pessoas no mercado de trabalho, pessoas que têm responsabilidade, qualificações e aptidões para os empregos. O INSS, Ministério do Trabalho e Sine Municipal trabalharam durante os últimos dois meses em busca de vagas de emprego específicas para esse público, junto às empresas locais. O Dia D foi específico para o atendimento a esse público, com o objetivo de ter o maior número de inclusões no mercado de trabalho”.

 

Uma das empresas participantes do Dia D foi a Uniube. De acordo com Marina de Paulo, do Setor de Recursos Humanos da instituição, independentemente de ser uma lei é importante ter a diversidade e a inclusão de pessoas com deficiência que muitas vezes ficam fora do mercado de trabalho por falta de oportunidades. “Essas diferenças para nós não existem. O Dia D é um dia para lembrar o que deve ser feito sempre, que é a inclusão em todas as possíveis oportunidades dentro de uma organização”.

 

Importante destacar que o Dia D de Inclusão Social e Profissional das pessoas com Deficiência e dos beneficiários reabilitados do INSS reuniu representantes de mais 15 empresas, entre elas a Angra Serviços, Bravo Serviços Logísticos, Bunge, Delta Sucroenergia, MartMinas, Mc Donald’s, Unipac, Uniube, Sest/Senat, Vale, Zebu Carnes, Alta Genetics, Usina Santo Ângelo, Rodoborges e OuroFino.

 

Os participantes tiveram palestra sobre a Lei de Cotas com a responsável técnica do Serviço de Reabilitação Profissional da Gerência do INSS de Uberaba, Geovana de Sousa. Também aconteceram depoimentos sobre a inclusão no mercado de trabalho, com a participação da Chefe de Sessão de Apoio às Pessoas com Deficiência, Ercileide Laurinda da Silva, e da consultora Ana Bracarense, ambas portadoras de necessidades especiais que contaram suas histórias e seus trabalhos.

 

Luiza Carvalho – Jornalista

Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar