WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

22/08/2017 - Curso de Cuidador de Idosos da Sala do Empreendedor teve vagas esgotadas

Devido a grande procura, Sedec vai estudar a possibilidade de abrir uma nova turma. Já são 10 inscritos no cadastro de reserva
 
 
A Sala do Empreendedor ligada a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo está promovendo uma capacitação para Cuidador de Idosos em parceria com o Sesc - Serviço Social do Comércio. O curso teve início nesta segunda-feira (21), e será realizado até o dia 6 de setembro. Ao todo, 30 pessoas estão passando pela capacitação.
 
Ao final do curso, a equipe da Sala do Empreendedor fará uma avaliação para determinar a possibilidade de formar uma nova turma para o curso, uma vez que esse primeiro teve muita procura, esgotando as vagas ofertadas em uma semana e ainda deixando outras 10 pessoas em cadastro de reserva.
 
O conteúdo programático envolve uma abordagem multiprofissional, onde a cada dia os participantes serão treinados com um foco diferente, por profissionais que atuam nessa área. Durante todo o processo, terão palestrantes, enfermeiros, assistentes sociais, advogados, dentistas, nutricionistas, psicólogos, educadores físicos e fisioterapeutas.
 
Será trabalhado durante o curso, os aspectos sociais do envelhecimento; o envelhecimento e as doenças comuns dos idosos; sinais vitais; emergência no domicílio do idoso; autonomia do idoso; auto cuidado e higiene pessoal; mobilidade; transferência do idoso; cuidados básicos com sondas; e medicações.
 
Além desses pontos, ainda terá uma etapa que irá tratar a respeito dos direitos e deveres do cuidador do idoso, bem como os direitos dos idosos, a saúde bucal do idoso, a nutrição, os aspectos psicológicos do envelhecimento e a ética na profissão. Ao final do curso será realizada uma parte prática onde os alunos serão levados a uma instituição do município para praticarem o cuidado de idosos.
 
O gerente da Sala do Empreendedor, Elder Árcega que também está a frente da coordenação do Sine Municipal, destacou que ao captar vagas de emprego, é possível observar que o empregador está a procura de pessoas que tenham experiência e qualificações, mas acima de tudo, que possam comprovar as qualificações. “Como gestor do Sine, muitas vezes recebemos pessoas atrás de vagas que possuem experiência, tem habilidades, mas não tem a qualificação necessária para o cargo e isso tem inviabilizado que ocupe a vaga”, pontua.  


Elder ressalta ainda que a sociedade como um todo está mudando e com o envelhecimento da população, a área de cuidador de idosos tem se mostrado cada vez mais promissora para quem quer se profissionalizar. “A Sala do Empreendedor buscou esse curso para qualificar as pessoas que desejam trabalhar nessa área para suprir a necessidade desse mercado que está crescente”, destaca Árcega.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar