WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

08/08/2017 - Fórum discute a inserção no mercado de trabalho de pessoas reabilitadas ou com deficiência

Inscrições estão abertas e o evento acontece nesta quinta-feira no anfiteatro da PMU
 
Interessados em participar do I Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitadas pelo INSS que acontece nesta quinta-feira (10), ainda podem fazer suas inscrições pelo e-mail forum.pcdsreabilitados@gmail.com, com nome, e-mail, função e instituição.
 
O evento está sendo promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio do SINE Municipal de Uberaba, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). O Fórum acontece das 08h às 17h, no anfiteatro do Centro Administrativo.
 
O coordenador do SINE Municipal de Uberaba/Sala do Empreendedor, Elder Árcega destaca que existe a necessidade de sensibilizar os empregadores quanto à importância do cumprimento de leis de cotas e da inserção dos portadores de deficiências e reabilitados no INSS junto ao mercado de trabalho.
 
“Com esse primeiro Fórum esperamos mobilizar tanto os empresários quanto as pessoas que são portadoras de deficiência ou reabilitadas no INSS. Nós como poder público estamos olhando para esse público e criamos uma programação de palestras que possam esclarecer dúvidas e incentivas a mudança de comportamento para que cada vez mais essas pessoas sejam absorvidas no mercado de trabalho”, ressalta Árcega.
 
A programação do evento prevê a realização de uma palestra sobre Inteligências Múltiplas: Um Olhar na Perspectiva da Inclusão Social, que será ministrada pelo psicólogo, Lucas Félix de Oliveira. A Auditora Fiscal do Trabalho, Raquel Baldo, falará sobre a Lei de Cotas e o Mercado de Trabalho. A responsável técnica do Serviço de Reabilitação Profissional do INSS, falará sobre O Serviço de Reabilitação Profissional do INSS e a Lei de Cotas.
 
A analista de Seguro Social do INSS, Daniela Gennari Calegari, falará um pouco sobre BPC Trabalho: Superando Desafios e Fortalecendo a Autonomia. Já o coordenador  do Sine, Elder Árcega e psicóloga Clarissa Santos Borges irão falar sobre o Sine Fácil. Durante o Fórum serão feitos depoimentos de pessoas reabilitadas pelo INSS falando da superação das barreiras para a inclusão do mercado de trabalho.
 
Após o almoço haverá uma exposição de projetos de inclusão de PcDs no Mercado de Trabalho, novos depoimentos de pessoas com deficiência e a palestra do Médico do Trabalho, José Geraldo Bargugli Abbade Filho sobre Medicina do Trabalho: Abordagem dos PcDs e Reabilitados na Empresa. Para finalizar o procurador do Ministério Público do Trabalho de Uberlândia, Paulo Veloso, falará sobre Desenvolvimento Econômico para igualdade.


O evento contará ainda com apresentações artística da Fanfarra do Instituto dos Cegos do Brasil Central, uma apresentação de teatro dos alunos da Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba e uma apresentação do Coral da APAE de Uberaba.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar