WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

01/08/2017 - Uberaba promove I Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitadas pelo INSS

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, por meio do SINE Municipal de Uberaba, em parceria com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), realizam o I Fórum de Inclusão no Mercado de Trabalho das Pessoas com Deficiência e Reabilitadas pelo INSS dia 10 de agosto. As inscrições já podem ser feitas pelo e-mail forum.pcdsreabilitados@gmail.com, com nome, e-mail, função e instituição do interessado. As vagas são limitadas, sujeitas à disponibilidade no dia do evento.

 
Segundo Elder Árcega, coordenador do SINE Municipal de Uberaba/Sala do Empreendedor, o objetivo é a sensibilização tanto de empresários quanto de pessoas com deficiência (PcD). “Temos que promover esse tipo de evento para dar às PcD a noção dos seus direitos, do cumprimento de cotas e e da legislação vigente. É um público que tem um potencial muito grande, mas ainda há dificuldade em inseri-los no mercado de trabalho”, explica Árcega. 
 
O Fórum acontece das 8h às 17h, no Anfiteatro do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Uberaba. O credenciamento começa às 7h30 e, além das palestras, acontecerão várias atividades durante o dia como a apresentação artística da Fanfarra do Instituto dos Cegos do Brasil Central e Teatro dos alunos da Associação Dulce de Oliveira de Assistência aos Surdos de Uberaba na parte da manhã. No período da tarde, terá o Coral da APAE de Uberaba e Exposição de Projetos de Inclusão de PcDs no Mercado de Trabalho.
 
Durante a manhã, Lucas Félix de Oliveira, psicólogo da Unidade Especializada em Reabilitação da Prefeitura Municipal de Uberaba, irá ministrar uma palestra com o tema “Inteligências Múltiplas: Um Olhar na Perspectiva da Inclusão Social” às 8h20, seguido de palestras sobre a Lei de Cotas e o Mercado de Trabalho com profissionais do SINE Municipal, INSS, Juizado Especial Cível e Setor de Fiscalização da Gerência de Uberaba. Ainda durante a manhã, haverá espaço para relatos de experiências e depoimentos de pessoas reabilitadas pelo INSS.
 
Após o almoço, pessoas com deficiência darão seus depoimentos sobre a Superação das Barreiras para a Inclusão no Mercado de Trabalho e acontecerão outras duas palestras. A primeira sobre “Medicina do Trabalho: Abordagem dos PcDs e Reabilitados na Empresa”, ministrada por José Geraldo Barbugli Abbade Filho, médico do Trabalho e Perito Médico Previdenciário, e “Desenvolvimento Econômico para Igualdade”, com Paulo Veloso, procurador do Ministério Público do Trabalho (MPT) de Uberlândia. Também haverá espaço para debates e dúvidas.
 
O Fórum é aberto para pessoas com deficiência, reabilitadas pelo INSS, instituições afins à área, sindicatos, empresas e sociedade.
 
Clarice Sousa
Secom/PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar