WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

27/07/2017 - Epamig e Prefeitura discutem projetos de ocupação da área da Univerdecidade

Em reunião realizada nesta quarta-feira (26), na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais – EPAMIG foi discutido a definição do zoneamento de uso e ocupação do solo de toda a área da empresa na região do Parque Tecnológico, na Univerdecidade. Além dos técnicos da Epamig, participaram da reunião o vice-prefeito João Gilberto Ripposati e os secretários de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, de Planejamento e Gestão Urbana, Nagib Facury, de Meio Ambiente, Carlos Messias e de Agronegócio, Luiz Carlos Saad.


Conforme explica o vice-prefeito, a prefeitura está estudando propostas de atualização do Plano Diretor e a intenção da reunião foi de ouvir os pesquisadores e a instituição para sintonizar os objetivos e definir um zoneamento do que se pretende para a ocupação de uso e solo das áreas da Epamig.


“A prefeitura fará propostas de projetos voltados para ciência, pesquisa e desenvolvimento, que possam ser compatibilizados com os interesses do município e da Epamig. Essas propostas irão materializar em um projeto de lei que será encaminhado ao Poder Legislativo para ser votado dentro da atualização do plano diretor”, ressalta Ripposati.


A área da Epamig tem importância histórica para a cidade, representando o local onde constitui o início da fazenda modelo e seus trabalhos de pesquisa que trouxeram importantes resultados em todo o território brasileiro, na área do agronegócio.


O coordenador de Transferência e Difusão de Tecnologia, Reginério Soares de Faria, foi quem conduziu toda a apresentação da Epamig e reforçou a expectativa de desenvolver uma interação maior com a prefeitura, para que se consolide a inserção do espaço físico no planejamento urbano da cidade, uma vez que o prefeito Paulo Piau e o vice-prefeito são pesquisadores da casa.


“Queremos criar as definições das futuras ocupações a curto médio e longo prazo. Essa é nossa expectativa para que realmente tenhamos tranquilidade de continuar planejando. Estamos dispostos a disponibilizar espaços que não utilizamos, mas precisamos que sejam reinvestidos na atividade de pesquisa e na estruturação dos nossos espaços”, explica Reginério.


Dentre as possibilidades de ocupação da região, foram discutidas propostas de alienação de áreas, criação de parques de preservação ambiental na região da Univerdecidade, ou inclusive, a criação de uma Praça de Eventos, áreas que urbanizariam a região, respeitando o meio ambiente e os setores de pesquisa da casa e que ao mesmo tempo, seria um local que geraria recursos para a Epamig.


Ao final da reunião a Secretaria de Planejamento e Gestão Urbana ficou responsável por criar uma proposta de ocupação da área, já delimitando todos os espaços e como eles poderão ser utilizados. Posteriormente será feita uma apresentação a Epamig para discussão. A região da Univerdecidade, dentro do Plano Diretor é uma área de desenvolvimento de pesquisa e Tecnologia que está diretamente ligada à secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, que irá conduzir as discussões. O vice-prefeito, por todo seu histórico como pesquisador da Epamig será um interlocutor nas discussões fazendo uma ponte entre Epamig e Prefeitura.


“A Sedec acompanhará todo este trabalho, pois faz parte do Parque Tecnológico que está sob nossa responsabilidade. E qualquer ocupação deve seguir, conforme foi dito, as áreas de tecnologia, pesquisa e ensino, de forma a não haver nenhum dano ao meio ambiente. Aquele local é estratégico para a prefeitura e a determinação do prefeito é para que façamos um trabalho coeso, focado nas ações de desenvolvimento e sustentabilidade. Vamos trabalhar nesta linha”, finalizou o secretário José Renato Gomes.

Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar