WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

23/07/2017 - Sala do Empreendedor promove capacitação em associativismo

Nesta semana a Sala do Empreendedor, ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo promoveu durante três dias uma capacitação em associativismo. A promoção do curso foi ofertada por meio da parceria firmada com o Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural.
 
O gerente da Sala do Empreendedor, Elder Árcega, explica que a secretaria identificou uma carência de pessoas capacitadas em associativismo e cooperativismo. “Temos muitas associações no município que por vezes carecem de um pouco de informação, muitas são interessadas em fazer uma boa gestão, mas faltava oportunidade. A Sala buscou essa parceria com o Senar e tem obtido muito sucesso entre os participantes, tanto os que querem iniciar uma cooperativa ou associação, quanto os que já atuam nesse setor”, explica Elder.
 
O Senar já possui a proposta deste curso, que visa capacitar pessoas que trabalham com associações, sindicatos e cooperativa. De acordo com a instrutora, Ronise Magalhões Figueiredo, o curso tem como premissa trabalhar a parte de gestão, legislação e processos especiais para que as pessoas entendam o que é trabalhar em grupo, seus direitos e suas responsabilidades.
 
“Esse é um tema muito importante na atualidade, principalmente porque, desde 2016, entrou em vigor o novo marco legal do terceiro setor em que todas as legislações de associações sofreram modificações. As pessoas ainda fazem muita confusão, por exemplo, associações e sindicatos não podem comercializar, a venda de produtos é permitida somente em sociedades cooperativas”, destaca Ronise.
 
Durante o curso pode ser observado que todas as associações da cidade, que estavam presentes no curso têm atuado de forma irregular, pois todas procedem com a venda de produtos, o que de acordo com a nova lei caracteriza como desvio de finalidade. “É preciso que essas associações se organizem, pois todas podem ser fiscalizadas pela receita federal e estadual e estarão atuando de maneira incorreta”, enfatiza Ronise.
 
Uma das participantes do curso, Carlúcia Soares Borges e Silva, que faz parte da Associação das Doceiras de Peirópolis, foi uma das que ficaram surpresas com as informações repassadas no curso e elogio a iniciativa de trazer esse esclarecimento para a comunidade.
 
“O curso é maravilhoso, eu não pensava que tinha essa dimensão toda, estamos vendo nesse curso o que é o certo e é um conhecimento extraordinário. Uma associação, por exemplo, não pode ter fins lucrativos então temos que nos organizar e fazer o correto que é montar uma cooperativa”, pondera Carlúcia.
 
O Senar é um dos S do sistema S e possui uma regional em Uberaba onde são disponibilizados mais de 300 cursos para a comunidade, gerando trabalho e renda para pessoas. Todos os cursos são gratuitos e buscam atender as necessidades da comunidade.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar