WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

20/05/2017 - Grupo de Trabalho é formado durante Workshop de Tecnologia de Radiações

Realizado nesta sexta-feira (19), pelo Parque Tecnológico de Uberaba, ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, o workshop “Tecnologia de Radiações em Uberaba”, reuniu representantes do governo, universidade e empresas da cidade para discutirem as vantagens e a viabilidade da criação de um Centro de Tecnologia de Radiações – Centry no município.
 
“Uberaba é uma cidade que tem história no desenvolvimento de tecnologia. Nós temos uma cidade inovadora, que tem atuado na construção de conhecimento para uma produção mais econômica e com uma qualidade melhor dos produtos. O uso de radiação é muito diversificado podendo ser aplicado em medicamentos, no uso hospitalar ou mesmo em produtos que precisem de esterilização. O que vimos é que temos um mercado muito grande que pode se beneficiar com esses estudos e, portanto vamos trabalhar firme e buscar o investidor que queira ir por esse caminho”, destaca o prefeito Paulo Piau. 
 
O professor Márcio Tadeu Pereira, representante do Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN) da UFMG, apresentou a palestra "Tecnologia de Radiações: aplicações e soluções - Radiofármacos e Irradiadores de Alimentos". Durante sua explanação, foi destacado o quanto o projeto tem potencial para ser desenvolvido em Uberaba, que é considerada altamente desenvolvida e que seria capaz de comportar um empreendimento como esse.
 
O palestrante ainda destaca que, o trabalho desenvolvido no Centry poderia atender a região do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba, o Sul de Goiás e a região de São José do Rio Preto, com grande perspectiva de expansão. Também foi destacado o potencial que a cidade tem de mão de obra, com todas as universidades e instituições de ensino locais.
 
“O Centro de Tecnologia de Radiações visa à pesquisa de desenvolvimento regional de inovação e aplicação tecnológica e seria composto por um Irradiador Multipropósito, um Acelerador de Partículas – Ciclotron e uma Unidade de Produção de Radiofármacos”, ressalta Márcio.
 
Após a palestra, foi assinado um protocolo de intenções, com a formação de um grupo de trabalho que estudará a implantação de um Programa de Desenvolvimento de Tecnologia de Radiações na cidade.
 
O grupo formado tem em vista a importância do desenvolvimento da Tecnologia de Radiações para diversas aplicações nos setores de energia, agricultura, pecuária, meio ambiente, biotecnologia e saúde no município, além do potencial estratégico da tecnologia de radiações para oferecer serviços de alto valor agregado de grande demanda e interesse nos mais diversos setores da indústria.
 
Para a gestora do Parque Tecnológico, Raquel Resende, a criação de um Centro de Tecnologia de Radiações para Uberaba seria muito positivo para o desenvolvimento de novas tecnologias que serão desenvolvidas e aplicadas na construção de produtos, processos e serviços inovadores.
 
A utilização da tecnologia nuclear pode ser aproveitada em várias áreas e de maneiras muito diversificadas, como com produção de alimentos, no ramo de farmácia, da mineração, da genética bioquímica, imunológica e nas engenharias sanitárias, químicas, veterinárias e agronômicas, além de na ciência dos materiais, na alimentação de animais e no melhoramento de cultivares.
 
Também estiveram presentes o vice-prefeito João Gilberto Ripposati, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, representantes de instituições como a Epamig, Embrapa, Aciu, Fazu, Uniube, Hospital Helio Angotti, UFTM, IFTM, Sebrae, Fiemg e empresários.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar