WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

11/05/2017 - Uberaba terá lançamento mundial do bioinseticida CartuchoVit

Fruto da parceria entre Poder Público, Setor Privado e as Universidades e Institutos de Tecnologia, será lançado mundialmente em Uberaba o bioinseticida CartuchoVit. O evento acontece nesta sexta-feira (12), das 8h às 10h, no auditório da Fiemg em Uberaba.
 
O produto é uma tecnologia Embrapa e Vitae Rural Biotecnologia desenvolvida para atuar no controle da lagarta-do-cartucho que é a mais importante praga do milho e que está presente em diversas culturas como sorgo, feijão, hortaliças e frutas, algodão e soja. O Parque Tecnológico ligado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo forneceu todo apoio ao projeto intermediando a viabilização sanitária e regulatória do negócio.
 
O produto CartuchoVit foi desenvolvido do princípio ativo Baculovirus spodoptera  e será o primeiro bioinseticida a base de vírus a ser lançado no mercado para controlar a lagarta. O pesquisador da Embrapa, uberabense, Fernando Valicente desenvolveu a tecnologia e a empresa, Vitae Rural foi responsável por desenvolver a tecnologia industrial, fazer o registro do produto no Ministério da Agricultura e construiu a bifábrica que já está pronta para colocar o produto no mercado para a safra de outubro.
 
O empresário Paulo César Manara Bittar, proprietário do Grupo Vitae, composto pelas empresas Vitae Rural Homeopatia e Vitae Rural Biotecnologia, pontua que o produto é muito eficiente, provocando cerca 90% de mortalidade das lagartas. O bioinseticida tem que ser aplicado após as 16h, para evitar a redução da eficácia pela exposição à luz ultravioleta do sol.
 
Além do Parque Tecnológico, a empresa contou com o apoio de entidades como UFTM, IFTM, Fazu, Senai, Sebrae, Finep, Uniube/Unitecne e CNPq, que colaboraram muito com o desenvolvimento técnico-científico do bioinseticida. Vale destacar que o auditório da Fiemg fica na Praça Frei Eugênio, 365, 2º andar, no bairro São Benedito.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar