WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

10/05/2017 - Desenvolvimento Econômico pontua importância da presença do INDI em Uberaba

Durante a participação da Prefeitura de Uberaba na Expozebu 2017, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo contou com a participação pelo 5º ano consecutivo do INDI - Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais que é uma Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais.
 
O INDI é responsável por recepcionar as empresas que tem interesse em se instalar no Estado de Minas Gerais. Junto ao INDI, o empresário pode conseguir auxilio na articulação entre entes públicos e privados, além de fazer uma ponte com o ambiente de desenvolvimento econômico de Minas Gerais. O INDI também trabalha com fornecimento de informações e inteligência de mercado, articulando com agentes financeiros e promovendo encontros entre empresários para geração de negócios. Além de propor políticas públicas para atração de investimentos para Minas Gerais.
 
A presença regular do INDI em Uberaba tem oportunizado que a PMU, por meio da Sedec, apresente aos seus técnicos e equipe de técnicos do INDI todas as oportunidades de instalação de empresas e facilidades para recebimentos de empreendimentos industriais, tanto nos Distritos Industriais I, II e III, quanto nas áreas dos eixos de desenvolvimento do município.
 
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes, explica que desde o início do Governo do Prefeito Paulo Piau tem sido feito um trabalho para aproximar o INDI do município. “Quando a equipe técnica vem para Uberaba fazemos todo um trabalho de apresentação das potencialidades da cidade. São realizadas visitas a cada um dos Distritos Industriais de forma a apresentar o perfil de cada local e as áreas que estão disponíveis para investimentos. É muito importante para nós esse constante entrosamento entre a porta de entrada de investimentos em MG que é o INDI e a Sedec de Uberaba”, explica.
 
Com esse trabalho o secretário destaca que a equipe do INDI volta para Belo Horizonte com uma bagagem rica em conhecimentos, uma vez que a secretaria faz questão de mostrar as novas empresas instaladas, as que estão em construção, destacando a Lei de Incentivos do município que é muito atrativa e que pode ser um grande diferencial para a conquista de investimentos. São mostradas as opções de áreas, a cadeia produtiva e segmentos que podem ser explorados e eles levam as informações para dentro do INDI, o que facilita a indicação de Uberaba como uma opção para receber empreendimentos.
 
Estação Aduaneira
 
Dentre as reuniões realizadas durante a Expozebu foi promovido um encontro com a diretoria da Estação Aduaneira do Interior, frequentemente chamada de Porto Seco, com o intuito de debater as demandas do setor. A Estação em Uberaba simplifica os desembaraços aduaneiros, oferecendo maior agilidade na movimentação de mercadorias e proporcionando significativa redução nos custos operacionais.
 
A principal demanda apresentada na reunião é de que as empresas, que estão estabelecidas nos Distritos Industriais e que fazem importação, não estão usando o Porto Seco para fazer os desembaraços aduaneiros. Como medida para melhorar a situação a Sedec ressaltou que pretende estabelecer nos protocolos de intenções a serem assinados com empresas que queiram se instalar na cidade, a solicitação para que os desembaraços dos produtos sejam tratados no Porto Seco de Uberaba.
 
“Também vamos solicitar ao Estado uma reivindicação para que este, também estabeleça em seus protocolos de intenção, que as empresas que se instalem em Minas Gerais deem preferência para fazer os desembaraços aduaneiros na região em que irão se instalar. Dessa maneira vamos fomentar ainda mais o desenvolvimento da Estação Aduaneira, gerando receita e economia para as empresas”, pontua Gomes. 
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar