WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

03/05/2017 - Prefeitura de Uberaba e SEBRAE discutem criação de Agência Regional de Desenvolvimento

Articulação para fortalecer a economia do Triângulo Mineiro é decidida após reunião na tarde de terça-feira (02) para tratar da possibilidade de união de forças com os municípios da região. SEBRAE apresentará a ideia sobre a criação de uma Agência de Desenvolvimento Econômico Regional durante reunião em junho do G70, grupo de 70 municípios do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

 
O prefeito de Uberaba, Paulo Piau explica que a agência de desenvolvimento econômico regional é um passo a ser dado para o crescimento equilibrado da região, com oportunidade tanto para as cidades maiores quanto as menores. “Outras regiões do Brasil já fizeram, outras regiões de Minas já fizeram. Na minha avaliação, essa ideia já está fazendo falta há algum tempo. Podemos avançar muito mais, especialmente na geração de emprego para a nossa população”, complementa o prefeito.
 
Durante a reunião, foram debatidas as prioridades para a região como um todo e as forças políticas necessárias como motivadoras para efetivar as ações de desenvolvimento. Segundo o gerente regional do SEBRAE, Willian Rodrigues de Brito, é preciso um trabalho de articulação e depois de consolidação da agência regional para busca de atração de investimentos, conquista de empresas, geração de emprego e de renda, além de melhoria da qualidade de vida das pessoas da região.
 
“A questão da inovação, a consolidação de novas empresas com foco em inovação, as startups, que são empresas equipadas em trazer riqueza, não tem necessidade de tanto investimento. Então podemos aproveitar as forças do que a gente já tem, como as empresas tradicionais do café, do leite, a genética bovina, e com uma articulação mais apurada dos atores políticos e técnicos da região, podemos aprimorar essas riquezas e fazer com que esse ganho fique cada vez mais aqui na região”, explica Willian. 
 
Também foi discutida a importância do desenvolvimento integrado entre as cidades do Triângulo Mineiro. Segundo Tharsis Bastos, Assessor Estratégico de Assuntos Regionais, as cidades polo têm que auxiliar no desenvolvimento das cidades do entorno e disputas entre os municípios não são interessantes para o crescimento econômico da região. “Cada cidade pólo tem que fazer força para que as cidades que elas polarizam, façam um crescimento integrado e sustentável, para não se atrapalharem e diminuírem a qualidade de vida das pessoas. O desenvolvimento integrado é importante e o espírito do G70 é esse. O que foi discutido aqui hoje é mais um passo para fortalecimento da região”, completa Bastos.

Jorn. Clarice Sousa
Secom/PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar