WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

27/04/2017 - Egressos do Sistema Prisional participam de capacitação na Sala do Empreendedor

Uma parceria entre a Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo e o Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional (PrEsp), da Secretaria de Estado de Defesa Social, acontece regularmente cursos a egressos do sistema prisional, com o objetivo de despertar nessas pessoas a vontade de empreender e, com isso, diminuir as chances deles retornarem à criminalidade.
 
De acordo com Elder Árcega, coordenador da Sala, o minicurso é uma ferramenta de resgate da autoestima de indivíduos que muitas vezes não conseguem oportunidades em empresas já consolidadas. De acordo com ele, a parceria existe desde outubro de 2016 e é aplicada todas as vezes que há número suficiente para formação de turma.
 
Durante a palestra, a equipe da Sala do Empreendedor faz um trabalho de despertar os talentos e aptidões nos participantes, indicando a eles a importância de aproveitá-las em um empreendimento. “Apresentamos todos os caminhos necessários para a abertura da empresa, apresentamos as principais atividades escolhidas pelos empreendedores em Uberaba, capacitamos e damos o apoio pela Sala do Empreendedor para a concretização do negócio”, completa. No último curso ministrado, de dez participantes, dois conseguiram formalizar a empresa.
 
Para Elder, a parceria é uma esperança de que tanto os egressos do sistema prisional, quanto a comunidade, tenham um novo olhar para esta situação, tão envolvida em preconceito. Ele afirma ser um trabalho no aspecto humano e social, pois “Quando o empregador não quer contratar essa pessoa, a Prefeitura de Uberaba está criando oportunidade de renda, dentro das possibilidades do empreendedor”, ressalta.
 
PrEsp - O Programa de Inclusão Social de Egressos do Sistema Prisional trabalha com aqueles indivíduos que sofreram processos de criminalização e cerceamento de liberdade. Seu objetivo é diminuir as exclusões e estigmas decorrentes dessa experiência, promovendo condições para a retomada da vida em liberdade. O programa busca o distanciamento do egresso das condições que provoquem a reincidência criminal. Atualmente o PrEsp está presente em 11 cidades mineiras.

 
Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar