WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

07/04/2017 - Secretaria de Desenvolvimento de Uberlândia visita a PMU para conhecer as práticas de desenvolvimento econômico

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, José Renato Gomes recebeu nesta quinta-feira (06), o secretário Dilson Dalpiaz, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo de Uberlândia, acompanhado de diretores da pasta. Na oportunidade, José Renato apresentou as modificações introduzidas na Lei Municipal de Incentivo e Estímulos Econômicos, promovidas por Uberaba a partir 2013.
 
Essas modificações proporcionaram ao município grandes avanços na captação de empresas e de estímulo também às empresas locais. Esse programa Uberaba Empreendedora recebeu, em 2014, o Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor e, desde então, vem sendo indicada pelo próprio Sebrae como modelo de gestão de desenvolvimento. “O município tem recebido frequentemente a visita de outras cidades no segmento de desenvolvimento econômico, para conhecer essas modificações e discutir a sua aplicação”, diz José Renato.
 
Durante a reunião, o secretário Dilson Dalpiaz, de Uberlândia se interessou por conhecer a realidade de Uberaba em relação aos Distritos Industriais, a ZPE e o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social de Uberaba (Condesu), bem como outras estratégias legais para fomento da economia municipal.
 
Para Dilson, a visita é uma abordagem de relacionamento, pois “os municípios têm desafios comuns e se pudermos sair da mesa e colocar as experiências em prática, acabamos pelo aprendizado coletivo, para obter o resultado mais rapidamente”, completa.
 
Na oportunidade, José Renato sinalizou a necessidade de que houvesse uma interlocução mais estreita entre as duas cidades para viabilização do Aeroporto Internacional de Cargas, que teve área decretada de interesse público pelo prefeito Paulo Piau, e deverá ser instalado às margens da BR-050. “Para nós, seria um avanço estratégico, pois o aeroporto iria compor um complexo econômico entre Uberaba, Uberlândia e região. Já temos em funcionamento a VLI que é o maior terminal integrador de grãos e açúcar do mundo, integrado por ferrovia até o terminal portuário Luiz Antônio de Mesquita em Santos (SP)”, afirma.
 
De acordo com ele, a intenção é projetar, a partir disso, um Distrito Industrial Regional. “Quando disputamos grandes investimentos não estamos falando de cidade contra cidade, mas sim de região contra região. Fortalecendo a região, fomentamos a geração de emprego e renda. Temos que pensar grande”, considera José Renato.
 
Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar