Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

26/03/2017 - Uberaba recebe a primeira biofábrica que produzirá bioinseticida inédito no mundo

Produto inovador para o controle da Lagarta-do-cartucho


A Prefeitura de Uberaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo/Parque Tecnológico divulga o início das atividades da primeira biofábrica do município, que é mundialmente pioneira no lançamento de um produto sustentável para a agricultura. Trata-se do CartuchoVIT, um bioinseticida específico para o combate à Lagarta-do-cartucho-do-milho (Spodoptera frugiperda), podendo ser usado em muitas outras culturas que apresentam a mesma praga.


Da pesquisa à comercialização do produto, o empresário Paulo César Manara Bittar, proprietário do Grupo Vitae, composto pelas empresas Vitae Rural Homeopatia e Vitae Rural Biotecnologia, contou com o apoio da Prefeitura de Uberaba, para intermediar a viabilização sanitária e regulatória do negócio, por meio do Parque Tecnológico, onde pretende instalar um braço da empresa em breve, com um laboratório de desenvolvimento de biotecnologia.


A parceria, como afirma Paulo, foi firmada entre a Vitae Rural Biotecnologia e a Embrapa Milho e Sorgo, de Sete Lagoas (MG), com total apoio do pesquisador Fernando Valicente. “Ele tinha uma tecnologia que possibilita a fabricação de bioinseticida com o Baculovirus spodoptera (isolado 6). Então, celebramos um contrato de exploração de patente, para o desenvolvimento da tecnologia de produção industrial baseada nos parâmetros da Embrapa”, comenta.


Além do apoio do Parque Tecnológico, a empresa contou com o apoio de importantes entidades como UFTM, IFTM, Fazu, Senai, Sebrae, Finep, Uniube/Unitecne e CNPq, que colaboraram muito com o desenvolvimento técnico-cientifico do bioinseticida. Para Raquel Resende, gestora do Parque Tecnológico, o lançamento desse primeiro produto é um marco que une a tecnologia, o agronegócio, a inovação, a tríplice-hélice (parceria empresa-governo-universidades), gerando produtos úteis para a sociedade. “Principalmente se tratando de um produto relacionado à saúde limpa, que é a marca dos produtos VR Biotech. Ganha o consumidor, que vai ter um produto sem resíduos químicos, que muitas empresas têm buscado, e Uberaba faz lançamento em nível mundial”, celebra. Com a união de todas essas instituições se formou um verdadeiro ecossistema de inovação em Uberaba.


CartuchoVIT – é um bioinseticida, feito com o Baculovirus spodoptera, em pó molhável que necessita ser usado na razão de 50 gramas por hectare, em suspensão com 150 litros de agua. O produto tem que ser aplicado após as 16h, para evitar a redução da eficácia pela exposição à luz ultravioleta do sol e precisa estar num ambiente levemente ácido, na calda.


É muito eficiente, provocando cerca 90% de mortalidade para as lagartas. Não há relatos de aparecimento de resistência a esse bioinseticida. A intenção é de que até outubro, quando se tem a safra de milho, a VR Biotech produza milhares de doses do CartuchoVIT em Uberaba.


Jorn. Monica Cussi
Secom PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar
Fique por dentro dos nossos canais sociais:

Facebook Prefeitura de Uberaba Instagram Prefeitura de Uberaba Whatsapp Prefeitura de Uberaba
Prefeitura Municipal de Uberaba - Todos os direitos reservados.
Av Dom Luiz Maria Santana, 141 - CEP.: 38061-080- Uberaba - MG - Tel.: (34) 3318-2000
Atendimento ao Público: Das 12h às 18h.
Desenvolvido por: Codiub