WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

21/03/2017 - Projeto de Geoparque de Uberaba é apresentado a AMITAM

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo da Prefeitura de Uberaba e o Conselho Municipal de Turismo da cidade, o COMTUR apresentaram o projeto do Geoparque, nesta segunda-feira (20), durante a reunião da Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana – AMITAM.
 
Desenvolvido pelo geólogo, Luiz Carlos Borges Ribeiro o estudo visa estruturar o Geoparque da cidade com a implantação de cinco Geossítios estruturados para valorizar as riquezas turísticas da cidade. O intuito é conseguir o reconhecimento da Unesco que colocaria Uberaba no patamar de Patrimônio Natural da Humanidade. Para o turismo local, essa decisão traria um reconhecimento internacional, o que atrairia mais turistas e permitiria a conquista de um aporte maior de investimentos para promover cada vez mais a região.
 
O Geoparque Uberaba já possui o reconhecimento do Instituto Geológico do Brasil, uma conquista muito importante para o município poder pleitear o reconhecimento da Unesco. O trabalho da equipe agora está focado na formatação dos Geossítios que serão estruturados em Peirópolis, no Memorial Chico Xavier, na ABCZ, na Fazenda Cassu e envolvendo o conjunto Igreja Santa Rita, Mercado Municipal e Biblioteca Municipal.   
 
Ao apresentar o projeto, Luiz Carlos destacou o quanto toda a região e os municípios do circuito têm a ganhar com o desenvolvimento do projeto. A AMITAM reúne 25 municípios associados, de Minas Gerais e São Paulo formando o Circuito Turístico da Alta Mogiana. A associação promove rotas turísticas que integram os potenciais de cada município.
 
O Prefeito Paulo Piau, destacou durante o encontro a necessidade de todos os municípios trabalharem juntos para fortalecer o setor e gerar emprego e economia para as cidades. “Com a crise do nosso País, esse é o momento de reinventar a economia brasileira. Fortalecer o turismo é uma solução que gera emprego e renda ao município. O caminho agora é trabalhar de maneira integrada para criarmos uma cadeia de pontos turísticos que beneficiarão toda a nossa região”, pontua Piau.
 
O coordenador dos trabalhos da Amitam, Manoel Pedro Leal, destacou que Uberaba faz parte da história do circuito, desde sua formação, quando ainda era conhecido como Circuito dos Lagos e que o projeto de Geoparques do município só tem a agregar ainda mais valor aos roteiros turísticos da associação.
 
Durante a reunião, a AMITAM votou a nova diretoria, nomeando o prefeito de Sacramento, Wesley de Santi Melo, o Baguá, como novo presidente da associação. A realização do evento contou com o apoio do Ministério do Turismo e das Secretarias de Estado de Turismo de São Paulo e de Minas Gerais.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar