WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

19/03/2017 - Uberaba apresentará projeto de Geoparques durante reunião da AMITAM

Uberaba sediará a segunda reunião do ano, da Associação dos Municípios de Interesse Turístico da Alta Mogiana – AMITAM. O evento acontecerá na segunda-feira, dia 20, no Centro Administrativo da Prefeitura, às 14h.  A reunião contará com a presença do Secretário Adjunto de Turismo de Minas Gerais, Gustavo Arrais que estará representando a Secretaria de Estado de Turismo. Foram convidados os prefeitos e secretários de Turismo das 25 cidades associadas à Amitam. A realização do evento conta com o apoio do Ministério do Turismo e das Secretarias de Estado de Turismo de São Paulo e de Minas Gerais.
 
A pauta da reunião será a apresentação dos novos gestores das cidades associadas, que serão os responsáveis por fazer a gestão dos repasses e coordenar as ações da regionalização de cada circuito. Também será realizada a apresentação da chapa e eleição da nova diretoria da AMITAM. Na oportunidade, os municípios tomarão conhecimento do Plano de Ações, desenvolvidos para o ano de 2017, que deverá ser aprovado na reunião.
 
A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Uberaba e o COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Uberaba aproveitarão a presença dos prefeitos, diretores de turismo e secretário de Estado para apresentar o projeto do Geoparque.
 
A secretária adjunta de Desenvolvimento Econômico e diretora de Turismo, Anne Roy Nóbrega explica que, a Unesco concede o título de Geoparque a lugares que são interessantes do ponto de vista geológico. “Como todos sabem, Uberaba tem uma formação rochosa que permitiu a fossilização dos dinossauros. Esse é um patrimônio geológico que garante ao município uma importância histórica internacional”, pontua.
 
Anne explica que, o professor Luis Carlos, especialista em paleontologia, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), foi quem desenvolveu uma tese para cadastrar Uberaba como Geoparque. “A partir desse estudo estamos norteando as ações do Turismo para podermos conquistar a chancela da Unesco definindo o município como um Geoparque. O que seria uma oportunidade única de valorizar o potencial do município inclusive internacionalmente”, pontua.
 
A secretaria considera que o projeto já está bastante adiantado, uma vez que, o Instituto Geológico do Brasil já aprovou Uberaba como um Geoparque. A secretaria com o apoio dos membros do Comtur, tem trabalhado para estruturar as riquezas turísticas da cidade em Geossítios, para assim poder pleitear o reconhecimento da Unesco, de Uberaba como Geoparque.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar