WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

17/02/2017 - Prefeitura promove primeira reunião do Conselho de Turismo do ano e planeja ações para até 2021

Foi realizada nessa semana a primeira reunião do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo de Uberaba, no Parque Tecnológico. O encontro marca o recomeço dos trabalhos de desenvolvimento do Turismo neste ano. Durante a reunião foi adotado um novo regimento interno, aprovado algumas modificações na Lei que rege sobre o Turismo no município e repassado o plano de ações que serão seguidos de 2017 a 2021, que foi votado em unanimidade pelos membros presentes.
 
Conforme explica a diretora do Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Anne Nóbrega, o plano de ações irá nortear os trabalhos desenvolvidos pelo conselho municipal de turismo e pelo governo, no intuito de fomentar o desenvolvimento do Turismo em Uberaba.
 
Entre as ações macro adotadas pelo Comtur, a serem prioritárias para serem desenvolvidas no município, estão habilitar o município para o repasse do ICMS turístico que representa um valor importante dentro da Lei Robin Hood, que visa o repasse do ICMS coletado pelos municípios.
 
“Para ser habilitada para receber o ICMS turístico, a cidade precisa ter um Conselho Municipal Ativo, um Fundo Municipal de Turismo e comprovar que existe uma política municipal de turismo e um plano de ação voltado e adotado por todos os membros. A reunião teve como propósito, demarcar a importância da ação do Comtur para conseguirmos verba para fomentar o turismo em Uberaba”, pontua Anne.
 
A validação do Plano Municipal de Turismo foi outra ação macro adotada, além ainda dos projetos de implementação de Geossítios e o Geoparques, que marcarão a importância do patrimônio geológico e arqueológico de Uberaba. Esses espaços serão sítios de visitação turística estruturados que no futuro poderão legitimar Uberaba como um Geoparque, a ser denominado pela Unesco. “Com isso abriríamos um leque de possibilidades de visitação internacional, além de aumentar as verbas e o apoio para Uberaba”, destaca Anne.
 
Durante a reunião estiveram presentes, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, de Desenvolvimento Econômico, Agronegócio, do Complexo Cultural e Científico de Peirópolis, da ACIU, da Associação dos Amigos Paleontológicos de Peirópolis, da Associação dos Criadores de Zebu e dos Sindicatos do Produtores Rurais e a Universidade Federal do Triangulo Mineiro - UFTM.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar