WEBISS

WEBMAIL

MULHER

EMPREENDEDOR..

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

ACESSIBILIDADE

-A

A

+A

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação

04/02/2017 - Sedec trabalha no plano estratégico para os próximos 4 anos

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo está investindo no planejamento estratégico para os próximos 4 anos de governo. A secretaria tirou 15 dias para reuniões internas, de forma a detalhar as ações que deverão ser realizadas, definindo prazos e indicadores de desempenho.
 
O secretário da pasta, José Renato Gomes, aponta que existem várias ações em execução iniciadas nos últimos 4 anos e que trabalha para entregar todos os projetos. “Temos que fazer a fiscalização das doações de áreas, propor atualização em algumas leis municipais, promover a regularização fundiária, adequar à infraestrutura nos Distritos Industriais. Vamos também trabalhar na implantação de novos minidistritos, executar a infraestrutura do DI IV, levarmos energia para o DI V, além de criarmos o DI VI. Tudo isso demanda diversas ações, tempo e planejamento”, pontua.
 
No departamento de Turismo, por exemplo, a prioridade é o ICMS Turístico uma vez que é preciso de verba para realizar as ações. “Temos muitas ideias e precisamos de recursos para realizá-las. O planejamento visa evitar perdermos tempo”, destaca a diretora de Turismo, Anne Roy Nóbrega.
 
Anne detalha que, para a recuperação do ICMS Turístico são necessárias várias ações, como o Um Plano Municipal de Turismo, redigir a lei, votar, redigir o regulamento, publicar, colocar em funcionamento o Fundo Municipal de Turismo, regulamentar a conta, criar o Conselho conforme a lei orienta convocar assembleia geral, eleger diretoria, criar um plano de atuação, demandando tempo e planejamento.
 
“Sem prazos e indicadores de desempenho, o secretário não tem como monitorar os departamentos. O intuito é que todas as ações iniciadas tenham começo, meio e fim”, pontua Nóbrega.
 
Conforme explica o secretário, o pedido do prefeito foi para que as secretarias se reunissem, pegassem o programa de governo e o colocassem como prioridade. “A ordem foi para entregar tudo àquilo que já demos início. Para isso estamos planejando, priorizando ações, redividindo tarefas, redefinindo quem vai cuidar do que e qual o prazo que será feito”, reintera o José Renato.
 
No Parque Tecnológico será consolidada toda a parte legal, com as novas leis. “Estamos trabalhando na Lei de Inovação Municipal, Lei específica de incentivos para quem for instalar no parque, lei para startups, enfim, Uberaba será uma das poucas cidades de Minas que terá legislação municipal para inovação”, aponta a gestora do Parque, Raquel Resende.
 
A Sala do Empreendedor também está com diversas ações em curso, para aumentar as parcerias, tanto para os serviços que são prestados, quanto para a oferta de cursos profissionalizantes. Várias iniciativas que irão beneficiar o público alvo da Sala que é o cidadão interessado em empreender, formalizar empreendimento ou crescer na profissão. A intenção é aumentar as parcerias com entidades privadas e ainda ampliar as ações da Sala atuando em empreendedorismo de jovens e com a formalização dos ambulantes.
 
O Sine municipal também entrará em uma nova fase. Está sendo estudada a melhoria na desburocratização, com a possibilidade de oferecer agendamento online de seguro desemprego, evitando esperas em filas. Também, será feito um trabalho de aumento na captação de vagas de emprego. “O Sine está aumentando a qualidade de seus currículos. E está com um novo planejamento, para o relacionamento entre as empresas e o Sine, uma vez que as novas empresas devem dar preferência a mão de obra local. E o trabalho do Sine será de favorecer o trabalhador de Uberaba”, pontua o chefe de Empreendedorismo e Primeiro Emprego, Elder Árcega.
 
Jorn. Natália Melo
Comunicação PMU 

 
 
 

Outras Notícias: Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação



Voltar